Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37592
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_DeboraXavierRocha.pdf
Restrito
5,37 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAdghirni, Zélia Leal-
dc.contributor.authorRocha, Débora Xavier-
dc.date.accessioned2020-04-23T12:23:17Z-
dc.date.available2020-04-23T12:23:17Z-
dc.date.issued2020-04-23-
dc.date.submitted2004-04-
dc.identifier.citationROCHA, Débora Xavier. Mudança de orientação editorial na agência Brasil: Objetividade jornalística como proposta de comunicação. 2004. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37592-
dc.descriptionDissertação(mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação consiste em um estudo sobre a mudança de orientação editorial na Agência Brasil da Radiobrás, empreendida desde o início de 2003. A nova presidência tomou posse com a promessa de garantir à população, o direito de ser informado ¿ tendo em vista sempre o respeito a cidadania e a formação do espírito crítico. Nela se questiona se a objetividade jornalística é o melhor caminho para alicerçar e refletir a pluralidade de pontos de vista das fontes de informação e, ainda, e como tal preceito conflita muitas vezes com o jornalismo de interesse público. O embasamento teórico para a análise das matérias selecionadas para o trabalho foi retirado das regras estabelecidas por Philip Meyer para aferir a objetividade de uma notícia; e a escolha dos temas que nortearam a coleta de material, inspirada pelas patologias da modernidade apontadas por Jürgen Habermas na obra da socióloga Bárbara Freitag. A fome, a tortura, o desemprego e o desequilíbrio ecológico serviram ainda de guia para a demonstração do quanto tais mazelas da sociedade se revelam também em outras áreas da cultura brasileirapt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleMudança de orientação editorial na agência Brasil : objetividade jornalística como proposta de comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgência Brasilpt_BR
dc.subject.keywordJornalismo - objetividadept_BR
dc.description.abstract1The present work is a study about the editorial changes that have been made at Agência Brasil, of Radiobrás, since the first semester of 2003. The new president that came into charge guaranteed to the population the right to be well informed, always looking after the respect for the citizenship and the formation of the criticism. The present work put into questions if the journalistic objectivity is in fact the best way to found and to reflect the plurality of the points of view from different informations sources. It also analyses how such objectivity sometimes gets in conflict with journalism as a public good. The theory used to analyze of selected stories was based on the rules established by Philip Meyer to assess the objectivity of the news. The selection of the themes were inspired by the pathologies of modernity of Jürgen Habermas pointed in Barbara Freitag's work. Starvation, torture, unemployment and ecological unbalancing were also a guide to demonstrate how deep are such social pathologies are develop in other areas of the Brazilian culture.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.