Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37584
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_MarciaMarques.pdf
Restrito
2,61 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: As mudanças nas rotinas de produção das agências de notícias com a consolidação da internet no Brasil
Autor(es): Marques, Márcia
Orientador(es): Adghirni, Zélia Leal
Assunto: Internet
Jornalismo
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: MARQUES, Márcia. As mudanças nas rotinas de produção das agências de notícias com a consolidação da internet no Brasil. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: A rotina de produção da notícia das agências de notícias brasileiras após a consolidação da internet como ferramenta cotidiana das redações é o objeto de estudo desta dissertação. O trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas com os principais agentes deste processo, coordenadores das redações das agências que vivenciaram os períodos pré e pós-internet em funções de chefia ou na produção, no desenvolvimento de tecnologias ou em suas aplicações. O objetivo foi apresentar as mudanças que esta nova tecnologia trouxe às rotinas de produção nas agências de notícias brasileiras. O trabalho também apresenta os aspectos peculiares que envolvem o surgimento e rumos dos negócios das agências brasileiras.
Abstract: This dissertation focuses on how the production of news at Brazilian news agencies was affected by the consolidation of the internet as a regular newsroom tool. The work grew out of interviews with the subjects most closely involved in the process, those agency newsroom coordinators who had experienced both the pre- and post- internet periods in either executive or staff positions, or in the development of new technologies or their applicatíons. The aim of the study is to show the changes these new technologies brought to production routines at Brazilian news agencies. The work also details aspects of both the agencies origins and the directions in which they are moving.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.