DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Laranjeiras, Cássio Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel Baudson Godoi e | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-20T17:59:31Z | - |
dc.date.available | 2020-04-20T17:59:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Baudson Godoi e. Oficinas colaborativas de produção de material didático para o ensino de ciências na Educação Básica. 2019. [161] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37559 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica na forma de oficinas colaborativas para a produção de material didático para o ensino de ciências. Adotar o modelo de oficinas colaborativas foi uma escolha que nos permitiu convergir a pedagogia de Paulo Freire com a epistemologia de Gaston Bachelard. Tal convergência nos possibilitou unir uma prática pedagógica dialógica e amorosa, com o desenvolvimento epistêmico do espírito científico, originando uma prática dialógico-investigativa voltada para o ensino de ciências. Utilizamos a prática humanizadora, aplicada ao modelo de oficinas colaborativas, para promover a dialogicidade entre professor e alunos, de forma horizontal (não hierárquica) e, como a utilização de Objetos Científicos interativos (OCI), explorar, ao máximo as ideias de como se dá a evolução do espirito científico. Os OCI são uma classe de experimentos científicos que tem propósitos didático-pedagógicos científicos em todas as etapas de concepção, construção e utilização. Os OCI dão uma nova dimensão às aulas de ciências pois suas características proporcionam maior interação entre professo-aluno e aluno-aluno, dando lugar especial à investigação e problematização dos fenômenos científicos sem perder o caráter lúdico, dialógico e interativo. A utilização dos OCI proporciona o resgate da dimensão empírica das ciências, que tem se perdido com todas as adversidades que impedem a realização de experimentos científicos, seja em laboratório ou em sala de aula. Ao nosso ver, a experimentação, no ensino de ciências é ponto fundamental para que seja alicerçado o verdadeiro conhecimento científico, em oposição ao depósito de informações desconexas que são despejadas nos estudantes todos os dias. Diante disso, nosso trabalho traz o relato das Oficinas Colaborativas de Produção de Material Didático para o Ensino de Ciências como prática exitosa e com grande aceitação dentre os professores que participaram dos encontros, e propõe uma estratégia metodológica em que as aulas terão formato de oficinas colaborativas, tendo como base e Peer Instruction, a fim de transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem e, com a utilização dos OCI, oportunizar situações de aprendizagem explorando todo seu potencial didático-metodológico e prol da melhoria no ensino e na aprendizagem de ciências. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Oficinas colaborativas de produção de material didático para o ensino de ciências na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficinas colaborativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bachelard, Gaston, 1884-1962 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to present a methodological proposal in the form of workshops for
the production of courseware for science teaching. Adopting the collaborative workshops model
gave us the chance to converge the pedagogy of Paulo Freire with the epistemology of Gaston
Bachelard. Such a convergence made it possible to unite a loving and dialogic pedagogical
practice, with the epistemic developement of the scientific spirit, creating an investigative-dialogic
practice directed for science teaching.
We used the humanizing practice, applyed to workshops, to promote the dialogicity
between teacher and students without hierarchy, and by using Interactive Scientific Objects (ISO),
explore to the fullest the idea of how the scientific spirit evolution happens. The ISO are a class
of scientific experiments wich have scientific-didactic-pedagogical purposes in all the stages of
the conception, construction and use. ISO give a new dimention to science classes, once their
characteristics create a better teacher-student interaction, providing a favorable environment for
investigation and problematization of the scientific phenomena, withot losing a playful, dialogic
and interactive touch.
The use of ISO supply the rescue of the empirical dimention of science, wich has been
lost due to all difficulties that block the realization of scientific experiments, wether in laboratories
or in the classroom. In our opinion, experimental practice in science teaching is essencial for
reaching the true scientific knowledge, in opposition to the enormous volume of disjointed
information that are passed daily to the students.
In the view of the above, our research reports the Collaborative Workshops of
Courseware Production for Science Teaching as a successful practice with a big acceptance
amogst the teachers that participated the meetings. In addition to that, the study proposes a
methodological strategy in wich the classes have a workshop type format, based on Peer
Instruction, in order to transform the classroom into a learning environment and, by making use
of ISO, give apprenticenship an opportunity to explore its full didactic-methodological potential for
the sake of teaching and learning improvement. | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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