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2002_AnaCláudiaPinheirodaSilva.pdf
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dc.contributor.advisorBastos, Fernando-
dc.contributor.authorSilva, Ana Claudia Pinheiro da-
dc.date.accessioned2020-04-17T00:31:56Z-
dc.date.available2020-04-17T00:31:56Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.date.submitted2002-07-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Claudia Pinheiro da. Uma Compreensão para a poesia na comunicação. Brasília, 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37533-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002.pt_BR
dc.description.abstractDizemos, de início, que o intuito deste estudo não é tratar da essência ou do fundamento do fazer artístico, o que se acha n’A Origem da Obra de Arte, de Heidegger. Mas, procura um caminho que nos aproxime de uma interpretação e de uma compreensão possíveis para a problemática da linguagem no âmbito da comunicação, seguindo a proposição de que o dizer do discurso pode ser compreendido pela linguagem que significa e comunica, ou seja, o lógos. Procura, na obra do filósofo citado, basicamente em Hödedin e a Essência da Poesia, compreender a “poesia” no mesmo sentido empregado por Heidegger. Ou seja, no sentido do dizer projetante que, ao preparar o dizível, revela ao mundo também o indizível. Portanto, procuramos um caminho que nos levasse a encontrar a poesia do discurso que significa e comunica, em um tipo de formulação que coloca em discussão as questões relativas ao método, tendo a hermenêutica gadameriana como referência. Concluímos, assim, que o lógos, na sua seqüência lógica ou dialética, sendo o dizer inteligível que enuncia, e que este lógos para ser compreendido necessita de algo que ligue o seu dizer, diá (através), do lógos chegamos ao diálogo ou à comunicação. E, na esteira do pensamento de Heidegger e de Gadamer, se é a poesia que possibilita a linguagem e, por sua vez, é a linguagem que possibilita a comunicação, concluímos que toda comunicação é poética, que dizer, uma compreensão da poesia na comunicação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleUma compreensão para a poesia na comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação - teoria (Filosofia)pt_BR
dc.subject.keywordPoesia do discursopt_BR
dc.description.abstract1This study does not intend to discuss the essence or the basis of art making, what can be found in Origin cf the Work of Art, by Heidegger. Otherwise, search for a possible interpretation and a comprehension of the language problematics under a communicational scope, following the proposition that what the discourse means can be understood by what the language means and communicates, as lógx. Try to understand in Heidegger's writing, basically in Hôderlin and the Essence Poetry, the same meaning of poetry used also by hirru In other words, in the sense of the projecting speech, which, as prepares the speechable, reveals the unspeachable to the world. Therefore, we search for a way to find poetry in the discourse that means and communicates, in a kind of discussion about methodological questions, using Gadamer’s hermeneutic as reference. So, we conclude that, considering lógos, in a logical and dialectic sequency, as an expressive intelligible speech, and that we need something to link logos to its speech to understand it, we can reach dialogue or communication from lógDS. And, following Heidegger’s and Gadamers idea, if poetry can make language possible and, in its tum, language makes communication possible, we conclude that ali communication is also poetical: a comprehension of poetry in communication.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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