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Titre: Sofrimento psíquico e prazer nas práticas profissionais de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Auteur(s): Benício, Edgard Ricardo
Orientador(es):: Legnani, Viviane Neves
Assunto:: Psicodinâmica do trabalho
Sofrimento psíquico
Prática profissional
Professores
Date de publication: 16-avr-2020
Référence bibliographique: BENÍCIO, Edgard Ricardo. Sofrimento psíquico e prazer nas práticas profissionais de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O presente estudo tem por objetivo investigar e compreender quais são as vivências de prazer e de sofrimento nas práticas profissionais de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, que atende crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa 10 professoras que atuam do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino. As professoras participantes da pesquisa são efetivas do quadro da Secretaria de Educação, estão em exercício no magistério há mais de sete anos e, atualmente, em sala de aula como regentes nos Anos Iniciais. A metodologia e o aporte teórico para o estudo é da Psicodinâmica do Trabalho, a partir dos estudos de Dejours. Foram realizados quatro encontros coletivos para apresentação da proposta e desenvolvimento do referido estudo. O estudo foi organizado em três categorias para melhor compreensão das vivências do prazer e do sofrimento no trabalho com os professores dos Anos Iniciais: (1) organização e condições do trabalho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (2) o trabalho docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: prazer e sofrimento; (3) mecanismos de defesa/estratégias defensivas. Os resultados revelam que as professoras atribuem grande parte das queixas à organização e as condições de trabalho, a exemplo a gestão, a infraestrutura, o planejamento, o tempo, a formação continuada, como forma de melhor exercer o seu ofício. Consideram ainda o sofrimento como elemento constituinte de sua prática profissional destacando a desvalorização da profissão como um dos principais fatores. As vivências de prazer no exercício profissional das professoras dos Anos Iniciais são expressas, especialmente, quando se sentem valorizadas e reconhecidas pelos pais, estudantes e comunidade. As estratégias individuais de defesa são as que mais aparecem nos resultados, incluindo a fala, como forma de desabafar o que sentem, e o distanciamento do local de trabalho, como forma de se afastar do que causa sofrimento. Também consideram o trabalho coletivo como alternativa de enfrentamento ao sofrimento, utilizando-se como estratégia defensiva, mesmo não reconhecendo tal recurso como prática sistematizada nem incluindo essa forma de defesa como importante instrumento na ressignificação do trabalho no exercido do magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This study aims to investigate and discuss what are the experiences of pleasure and suffering in the professional practices of teachers of the Elementary School. The research was carried out in a public school of the Secretaria de Educação do Distrito Federal, which attends children from kindergarten to the 5th grade of elementary school. Ten female teachers that work in classes from the 1st to 5th grade, in the morning and afternoon shifts, participated in the research. The participant teachers of this research are government employees of the Secretaria de Educação, have been teaching for over seven years, and are currently conducting classrooms of the Elementary School. The methodology and theoretical support for this study is the Psychodynamics of Work, based on the studies by Dejours. Four collective meetings were held to present the proposal and development the study. The study was organized into three categories to better understand the experiences of pleasure and suffering at work with teachers of the Elementary School: (1) organization and working conditions in the Elementary School; (2) the teaching work in the Elementary School: pleasure and suffering; (3) defense mechanisms / defensive strategies. The results show that teachers attribute much of the complaints to the organization and working conditions, such as management, infrastructure, planning, time, continuing teacher education, as a way to better exercise their profession. They also consider suffering as a constituent element of their professional practice, highlighting the devaluation of the profession as one of the main factors. The experiences of pleasure in the professional practice of the teachers of Elementary School are expressed, especially when they feel valued and recognized by the parents, students and the community. Individual defense strategies are the most usual in the results, including speech as a way of venting their feelings, and distancing themselves from the workplace as a way of moving away from what causes suffering. They also consider collective work as an alternative to cope with suffering, using it as a defensive strategy, even though not recognizing such resource as a systematized practice nor including this way of defense as an important tool in the resignification of the work developed in teaching the Elementary School.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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