Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37518
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DeleirInáciodeAssis.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRispoli, Vinicius de Carvalho-
dc.contributor.authorAssis, Deleir Inácio de-
dc.date.accessioned2020-04-16T22:48:12Z-
dc.date.available2020-04-16T22:48:12Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.date.submitted2019-08-12-
dc.identifier.citationASSIS, Deleir Inácio de. Os números primos como instrumento de estímulo à curiosidade dos estudantes. 2019. ix, 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37518-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA importância dos números primos na matemática é indiscutível. O fascínio por esses números ocorre desde a antiguidade com Eratóstenes e Euclines se estendendo até os dias contemporâneos. Apesar de grandes descobertas, relacionadas aos números primos, ao longo das história, ainda há muitos problemas em aberto na Teoria dos Números. Nessa perspectiva, alguns problemas em aberto podem ser utilizados para estimular a curiosidade dos alunos, ampliando o seu interesse pela matemática. Nessa dissertação, serão propostas duas sequências didáticas a serem trabalhadas com alunos do Ensino Fundamental II que relacionam o conteúdo dos números primos com dois desses problemas em aberto: a conjectura de Goldbach e os primos de Fermat. Essas sequências tem como objetivo geral mostrar aos estudantes que nem tudo está solucionado na matemática e que ainda há muitas perguntas sem respostas neste campo do conhecimento. Desta forma, neste trabalho, será feita uma revisão bibliográfica sobre os números primos assim como são trazidos históricos breves de alguns problemas em aberto dentro desta área. Espera-se que a discussão aqui contida também possa motivar o professor a produzir suas próprias sequências didáticas para aplicação em sala de aula. Finalmente, é esperado, nesse trabalho, que a curiosidade dos estudantes seja realmente estimulada durante o processo de ensino-aprendizagem e que eles demonstrem maior interesse pela matemática.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs números primos como instrumento de estímulo à curiosidade dos estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNúmeros primospt_BR
dc.subject.keywordproblemas em abertopt_BR
dc.subject.keywordConjectura de Goldbachpt_BR
dc.subject.keywordNúmeros de Fermatpt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - problemas, exercícios, etcpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The importance of prime numbers in mathematics is unquestionable. The fascination with these numbers comes from antiquity with Eratosthenes and Euclines extending to the present day. Despite major discoveries related to prime numbers throughout history, there are still many open problems in Number Theory. From this perspective, some open problems can be used to stimulate students' curiosity, broadening their interest in mathematics. In this dissertation, two didactic sequences will be proposed to be worked with elementary school students that relate the content of prime numbers with two of these open problems: Goldbach's conjecture and Fermat's primes. These sequences are intended to show students that not everything is solved in mathematics and that there are still many unanswered questions in this eld of knowledge. Thus, in this work, a bibliographic review of the prime numbers will be made as well as brief history of some open problems within this area. It is hoped that the discussion contained herein may also motivate the teacher to produce his own didactic sequences for classroom application. Finally, it is expected in this paper that students' curiosity is really stimulated during the teaching-learning process and that they show greater interest in mathematicspt_BR
dc.contributor.emailmanollodf@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.