Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pilati, Alexandre Simões | - |
dc.contributor.author | Lima, Rafael Gazzola de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T21:17:22Z | - |
dc.date.available | 2020-04-16T21:17:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Rafael Gazzola de. Meu samba é galo cantando antes do sol nascer: Sérgio Ricardo e a canção de protesto no sistema cancional brasileiro. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37514 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação avalia criticamente o papel da canção de protesto, e da obra de
Sérgio Ricardo em particular, na formação e consolidação do sistema cancional brasileiro.
Para isso, investigamos alguns dos consensos críticos que se cristalizaram em torno da
canção de protesto, com o intuito de confrontá-los a obras representativas dessa corrente.
A partir da abordagem crítica desenvolvida por Antonio Candido, em Formação da
literatura brasileira (2000), buscamos compreender a canção de protesto e a obra de
Sérgio Ricardo em suas interações dinâmicas com o sistema cancional brasileiro.
Centramos nossa análise em duas canções compostas por Sérgio Ricardo para o drama
Ponto de partida, de Gianfrancesco Guarnieri. Embora pertençam a um período histórico
posterior ao da canção de protesto, essas canções são importantes desdobramentos das
relações nodais entre as diversas manifestações artísticas nacional-populares eclodidas
nos anos turbulentos compreendidos entre o início do governo JK, em 1956, e a instituição
do AI-5, em 1968. Partimos da hipótese de que essas canções nos ajudam a compreender
não só o momento histórico imediato retratado pelo drama de Guarnieri, como
contradições mais profundas da experiência histórica brasileira, muito vivas em nosso
presente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Meu samba é galo cantando antes do sol nascer : Sérgio Ricardo e a canção de protesto no sistema cancional brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ricardo, Sérgio, 1932-1988 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canção de protesto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema cancional brasileiro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis offers a critical analysis of the role of the so-called “canção de
protesto” (protest song), and of the work of Sérgio Ricardo in particular, in the formation
and consolidation of the Brazilian system of songs. For this purpose, we investigate some
of the critical agreements that have been established in what regards protest song, in order
to confront them with representative works belonging to this artistic movement.
Departing from the critical approach developed by Antonio Candido in Formação da
literatura brasileira (2000), we seek to understand the protest song and Sergio Ricardo’s
work in their dynamic interactions with the Brazilian system of songs. We focus our
analysis on two songs composed by Ricardo for the drama Ponto de partida, by
Gianfrancesco Guarnieri. Although they belong to a historical period that succeeds the
protest song, these songs are important developments of the key relations among the
diverse national-popular artistic manifestations that emerged during the turbulent years
between the beginning of JK Government, in 1956, and the implementation of the AI-5
(Institutional Act n. 5), in 1968. We start from the hypothesis that these songs help us to
understand not only the immediate historical moment portrayed by Guarnieri’s drama,
but also deeper contradictions of the Brazilian historical experience that are still quite
alive in present times. | pt_BR |
dc.contributor.email | rgazzola@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|