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Título: A gestão democrática na escola pública : do discurso à prática do gestor
Autor(es): Souza, Patricia Silva
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Administradores escolares
Administração escolar
Gestão democrática
Data de publicação: 15-Abr-2020
Referência: SOUZA, Patricia Silva. A gestão democrática na escola pública: do discurso à prática do gestor. 2019. 83 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O sentido da gestão democrática para os gestores das escolas públicas do Distrito Federal-DF é o tema desta pesquisa. Para tanto, parte-se do seguinte problema: qual o sentido de gestão democrática na escola pública expresso pelo discurso do gestor escolar e a sua efetivação no chão da escola? O objetivo visa desvelar o sentido de gestão democrática para os gestores escolares e a sua efetividade no chão da escola. Com vista a atingir o objetivo geral foi organizado um caminho teórico-metodológico. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa a partir da aproximação ao método do Materialismo Histórico Dialético. Para tanto, a partir de um estudo de caso, foi aplicado entrevistas com gestores que atuam em quatro escolas públicas de uma das quatorze regionais de ensino do Distrito Federal. Foi utilizado a Análise de Discurso crítica dos dados gerados. A fundamentação teórica consolida-se em Marx (2005), Freire (1996), Saviani (2012), Paro (2016), Lück (2011), Ferreira (2013), Dourado (2013), Canário (2005) e Van Djik (2012). Os resultados apontam para a evidência de que há sete anos os servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) representados pelo Sindicato dos Professores do DF (SINPRO), em mesa de negociação com a SEDF, garantiram o direito a eleger seus próprios gestores com a instituição de sete órgãos colegiados para participação ativa de toda a comunidade escolar. A partir da Lei 4.051/12 - DF, conhecida por lei da Gestão Democrática, as escolas públicas passaram a ter eleição direta para os gestores, além, da participação obrigatória em cursos de formação continuada sobre gestão democrática. As conclusões acenam para a fragilidade do conceito de democracia constituído nas e para as escolas, pois, há um desconhecimento por parte do gestor sobre esta compreensão e com isso não imprime esse conceito na prática da escola. Para tanto, é preciso retomar, historicamente, o processo de construção da gestão democrática no país enquanto princípio educacional, para então, chegarmos a realidade local/regional, antes disso, é preciso compreender o verdadeiro sentido da democracia e como esta vem sendo tratada na escola.
Abstract: The meaning of democratic management for public school managers in the Federal District-DF is the theme of this research. To this end, we start from the following problem: what is the sense of democratic management in the public school expressed by the school manager's speech and its implementation on the school floor? The aim is to unveil the sense of democratic management for school managers and its effectiveness on the school floor. In order to achieve the general objective a theoretical and methodological path was organized. The methodology is based on the qualitative approach from the approach to the method of Dialectical Historical Materialism. Therefore, from a case study, interviews were applied with managers who work in four public schools in one of the fourteen regional teaching districts of the Federal District. Critical Discourse Analysis of the generated data was used. The theoretical foundation is consolidated in Marx (2005), Freire (1996), Saviani (2012), Paro (2016), Lück (2011), Ferreira (2013), Dourado (2013), Canário (2005) and Van Djik (2012). The results point to the following evidence that for seven years the servers of the Federal District Department of Education (SEEDF) represented by the DF Teachers Union (SINPRO), at a negotiating table with SEDF, guaranteed the right to elect their own managers by establishing seven collegiate bodies for active participation by the entire school community. As of Law 4,051 / 12 - DF, known as the Democratic Management Law, public schools began to have direct election for managers, in addition to mandatory participation in continuing education courses on democratic management. The conclusions point to the fragility of the concept of democracy constituted in and for schools, because there is a lack of knowledge on the part of the manager about this understanding and therefore does not print this concept in school practice. Therefore, it is necessary to resume, historically, the process of building democratic management in the country as an educational principle. To reach the local / regional reality, before that, we must understand the true meaning of democracy and how it has been treated in school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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