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Título: Comunidades investigativas no ensino de física : uma abordagem interdisciplinar da radiação do corpo negro
Outros títulos: Investigating communities in physics education : an interdisciplinary view to black body radiation
Autor(es): Nunes, Daniel Sampaio
Orientador(es): Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Assunto: Ensino de Física
Interdisciplinaridade
Aprendizagem significativa
Comunidades de aprendizagem
Radiação do corpo negro
Data de publicação: 15-Abr-2020
Referência: NUNES, Daniel Sampaio. Comunidades investigativas no ensino de física: uma abordagem interdisciplinar da radiação do corpo negro. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar uma abordagem interdisciplinar para o ensino do fenômeno da Radiação do Corpo Negro, de modo a incentivar a construção de um raciocínio logicamente elaborado e sistematizado pelos estudantes. O estudo em questão se fundamenta na condução de uma comunidade de investigação, conforme propõe Lipman (1985; 1990; 1995); e se orienta pelos princípios da aprendizagem significativa, como recomenda Ausubel (1980). Destaca-se neste trabalho a importância do incentivo docente à atitude reflexiva dos estudantes, com orientações para a condução ética nos debates, encorajamento à participação e ao pensamento autônomo, e criteriosas indagações científicas durante a construção do conhecimento. Emprega-se a abordagem qualitativa, a fim de favorecer a compreensão de complexos processos que tratam do ensino e aprendizagem, envolvendo as práticas de sujeitos (professor e estudantes) em relação ao objeto (tema em estudo). A sequência didática se desenvolveu em uma disciplina eletiva, com turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública de tempo integral em Goiânia. A abordagem do tema se apresentou em 4 encontros semanais, cada um com aulas duplas, totalizando 8 aulas. A sequência didática foi planejada para uma turma em contexto específico, mas pode ser adaptada para turmas que apresentam realidades diversas. No decorrer das atividades destacaram-se a socialização, com trocas de informações e de argumentos, e o reconhecimento da importância dos conhecimentos que os estudantes já possuíam. As diversas metodologias aplicadas, tendo como exemplo o emprego de organizadores prévios, os debates, os trabalhos em grupo e a realização de experimentos e de simulações no laboratório de informática – com a fundamentação das teorias de educação e de aprendizagem referenciadas – confirmaram serem eficientes, o que se comprovou pela análise de desempenho efetuada encontro a encontro e pela consulta aos alunos ao final da aplicação do produto. Os experimentos executados durante a sequência didática relacionaram a teoria à prática da experimentação, de modo a promover uma aprendizagem significativa sobre o tema. Com essa abordagem, os estudantes puderam compreender, ainda, que, mesmo em caso de construção equivocada de conceitos, é possível reavaliar os resultados e, ao fazer acareação com as teorias científicas, repensar o percurso de construção do conhecimento. Esse protagonismo conferido aos educandos favorece o desenvolvimento do pensamento, a aprendizagem significativa e, consequentemente, a ampliação das competências e habilidades, contemplando, assim, objetivos da Teoria de Aprendizagem de Ausubel, da Teoria de Educação de Lipman, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: The objective of this study is to present an interdisciplinary view on the study of the Black Body Radiation Phenomenon in order to incentivize the construction of a logical thinking elaborated and systematized by the students. The present study is fundament on the guides of a scientists community, as proposed by Lipman (1985; 1990; 1995); and is oriented by the meaningful learning principles, as recommended by Ausubel (1980). A highlighted on this work, is the importance of mentor incentive to student’s reflexive attitude, with the guidelines and orientation on the ethical way to conduct debates, encouragement to participate and autonomous and individual thinking as well as the insightful scientific questioning during the entire knowledge construction process. Qualitative approach is used in order to assist the understanding of complex processes related to the teaching and learning including players practices (teacher and students) related to this object (topic under discussion). The teaching and mentoring process was develop in an elective discipline with the 3rd. Year Class (Ensino médio). A fulltime public school in Goiânia was selected. The theme approach was conduct on four (4) weekly meetings, each one with double classes on a total of 8 classes. The teaching and learning sequence was planned for a specific class but can be easily adapt for classes with different and distinct realities. During these activities, the socialization, information exchange and debating amongst students was a highlight. All different methodologies applied, including the pre-organization, debates, teamwork and the execution of simulations and experiments on IT laboratories, fundament on the teaching and learning referenced theories, confirm the effectiveness and efficiency of the process. This confirmed by the measured performance of the class during the meetings and by the final product application by the students. The experiments executed through the entire process related the theory to the practice of the experiment, in order to promote a meaningful understanding and learning of the topic. With this approach, the students were able to understand, even when wrong concepts where used, that it is Always possible t ore-evaluate results, and when doing it, confront the results with existent scientific theories and if required, to re-think the process of building knowledge. The protagonist given to the students assists the knowledge development, the meaningful learning and consequently, the development of skills and abilities, contemplating the objectives of Ausubel´s Learning Theory, Lipman´s Education Theory as well as the National Curriculum Guidelines for the ¨Ensino Médio¨ (DCNEM) and the Standard National Curriculum Base (BNCC).
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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