Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37431
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JadeRochaNobre.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Fabricia Walace-
dc.contributor.authorNobre, Jade Rocha-
dc.date.accessioned2020-04-09T18:21:38Z-
dc.date.available2020-04-09T18:21:38Z-
dc.date.issued2020-04-09-
dc.date.submitted2019-08-29-
dc.identifier.citationNOBRE, Jade Rocha. Cobrir esse papel como se cobre um corpo. 2019. 113 f. il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37431-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação lida com duas obras literárias: K. – Relato de uma busca, do brasileiro Bernardo Kucinski, e Algo : Preto, do francês Jacques Roubaud. A partir de duas perspectivas diversas, as obras aqui analisadas surgem da perda de alguém amado e se tornam monumentos em memória desses entes perdidos. Assim, o objetivo desse trabalho é, por meio do estudo comparativo das obras, analisar como esses textos literários se configuram enquanto uma espécie de lápide, compondo parte dos ritos funerários e compreender como isso se relaciona com o luto. Para isso, o presente trabalho terá como referencial teórico obras de teoria e crítica literária, filosóficas, psicanalíticas, antropológicas, estudos de memória e obras literárias, contando com autores como Paul Ricouer, Jeanne Marie Gagnebin, Sigmund Freud, Arnold Van Gennep, Aleida Assman, Francis Yates, David Grossman e Franz Kafka.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCobrir esse papel como se cobre um corpopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - história e críticapt_BR
dc.subject.keywordLutopt_BR
dc.subject.keywordDitadura militarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research analyses two literary pieces: K. - Relato de uma busca, by the Brazilian author Bernardo Kucinski, and Algo : Preto, by the French author Jacques Roubaud. From two different perspectives, the pieces analyzed come from the loss of loved ones and become monuments in memoriam of them. Therefore, by comparing the pieces, the goal of this work is to analyze how these literary texts present themselves rather like tombstones, being part of funeral rites and understanding how this relates with mourning. In order to achieve this goal, thinkers such as Paul Ricoeur, Jeanne Marie Gagnebin, Sigmund Freud, Arnold Van Gennep, Aleida Assman, Francis Yates, David Grossman and Franz Kafka mainly compose the theoretical framework of this paper.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.