Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu | - |
dc.contributor.author | Campos, Ana Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-09T12:46:29Z | - |
dc.date.available | 2020-04-09T12:46:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Ana Paula da Silva. Conflitos entre crianças e desenvolvimento moral na perspectiva de professores dos primeiros anos do ensino fundamental. 2019. xii, 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37415 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitos professores da Educação Básica acreditam que conflitos entre crianças são sempre negativos, não considerando o papel que eles têm no desenvolvimento moral, e mesmo global, de seus alunos. Considerando esta questão, o objetivo da presente pesquisa é investigar como professores orientados a promover uma educação democrática avaliam a ocorrência de conflitos entre os alunos, quais são as estratégias por eles adotadas para a identificação e resolução de conflitos e o que entendem como desenvolvimento moral. Com base em uma epistemologia coconstrutivista do conhecimento, que assume a participação ativa do pesquisador, adotamos uma metodologia qualitativa orientada pela perspectiva teórica da Psicologia Cultural na presente investigação. A pesquisa se desenvolveu nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Brasília-DF orientada por um projeto democrático, tendo como participantes os professores(as) dos anos iniciais. Como procedimentos para a coleta de informações foi aplicado um questionário específico desenvolvido neste trabalho e realizada uma sessão de grupo focal. Os resultados obtidos apontam que, embora os professores(as) da instituição investigada ainda definam o conflito com base em alguns parâmetros do senso comum, apresentando um conhecimento teórico ainda insuficiente sobre o tema e questões relacionadas, estes demonstraram desejo e interesse para aprender. Isto é fundamental para fortalecer e movimentar processos de mudança, visto que se saber incompleto é um ótimo ponto de partida. Seu desconhecimento sobre o desenvolvimento moral das crianças, no entanto, ainda é substancial, com poucas exceções, o que indica a necessidade deste tópico ser com ele(a)s trabalhado. Com esta pesquisa, visamos contribuir para que educadores e pesquisadores se comprometam com a reflexão e a coconstrução de práticas educativas - como a mediação de conflitos - que promovam o desenvolvimento moral dos estudantes e uma cultura de paz, na escola e na sociedade, onde os conflitos sejam abordados de forma construtiva, inteligente e transformadora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conflitos entre crianças e desenvolvimento moral na perspectiva de professores dos primeiros anos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conflito (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento moral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação de conflitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Many Elementary School teachers believe conflicts among children are always negative,
ignoring their role in students’ development, especially moral development. Taking this into
account, this research’s goal is to investigate how teachers - previously oriented to develop a
democratic approach to education - evaluate the occurrence of conflicts among students,
which strategies they use to avoid and solve such conflicts, and what they think about moral
development. From a coconstructive epistemology, we adopted a qualitative methodology
inspired by cultural psychology theoretical approach. The research took place in a school
which adopted a democratic project, and the participants were teachers in charge of the initial
grades. Two procedures to collect information were adopted, a questionnaire specifically
created to achieve the study’s goals, and a focal group session. Results indicate that teachers
working at this school still define conflict according to common sense, revealing a poor
knowledge about this research topic and related issues. However, they expressed their
willingness and openness to learn, and this is fundamental to promote change processes.
Their lack of knowledge concerning moral development, though, is substantial, with few
exceptions, and this topic needs to be worked with them. The present research, therefore,
aims at contributing to educators and researchers by promoting the discussion and
coconstruction of educational practices—such as conflict mediation—in order to foster
students’ moral development, and the construction of a culture of peace in school and other
social contexts. In sum, conflicts need to be approached in constructive, intelligent and
transformative ways. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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