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Título: Paradigmas e modelos na formação à atenção primária à saúde no Brasil e em Portugal : estudo comparado
Autor(es): Amorim, Anne Caroline Coelho Leal Árias
E-mail do autor: annecarolineamorim@gmail.com
Orientador(es): Sousa, Maria Fátima de
Assunto: Educação médica
Educação em enfermagem
Promoção da saúde
Atenção primária à saúde
Data de publicação: 8-Abr-2020
Referência: AMORIM, Anne Caroline Coelho Leal Árias. Paradigmas e modelos na formação à atenção primária à saúde no Brasil e em Portugal: estudo comparado. 2019. 202 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como objetivo o estudo comparativo, de quatro casos, das orientações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem no Brasil e em Portugal. A seleção dos casos, ocorreu em favor do interesse em analisar os aspectos que têm influído na realização de práticas de promoção, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, dessas categorias profissionais, como de evidenciar os motivos para a sua não realização. A motivação do estudo ocorreu, como forma de contribuir, para desvelar os aspectos das políticas curriculares e práticas organizacionais que interferem na atuação desses trabalhadores nos referidos cursos. Nesse sentido, foram analisados, ainda, aspectos individuais que apontaram pistas indicativas das facilidades e dificuldades quanto a sua operacionalização, com pressupostos de que aspectos como arte e práticas integrativas podem ampliar o escopo das práticas de promoção de saúde, que ocorrem principalmente através da realização da educação em saúde. A abordagem analítica do estudo ocorreu de forma a considerar também aspectos históricos, que favoreceram o confronto entre a contextualização das políticas curriculares nacionais e as diretivas internacionais voltadas ao tema do estudo. Dentre os dois cursos observou-se mais similaridades em relação às normativas nacionais em cada país, que aspectos discordantes, entre os quais destacaram-se a convergência sobre ser recomendável um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno e no perfil de egressos, notadamente generalistas, como na ampliação das formas de avaliação. Quanto à organização do ensino para a realização da promoção, detectou-se que tais orientações das políticas indutoras são pautadas, principalmente, nas legislações nacionais, orientadas regional e globalmente, com destaque atual para a organização prioritária no âmbito da Atenção Primária à Saúde por meio do Programa Mais Médicos, no Brasil e do Licenciado Médico, em Portugal, integrado aos demais pontos da rede de atenção em cada nível assistencial, seja nas unidades de saúde, nos domicílios ou em outros equipamentos sociais e comunitários. Nesse sentido, destaca-se a parceria com a escola, como ponto estratégico com tendência para a realização de atividades de promoção da saúde. Concluiu-se que o ensino médico e de enfermagem ocorre, crescentemente, integrados e empenhados em serem intersetoriais, inter e transdisciplinares, abertos às mudanças de paradigma de ensino da saúde (em que a transição acontece da patogênese para que se integre à salutogênese), mas que culturalmente ainda reproduzem historicamente modelos focados principalmente em aspectos técnicos e cognitivos, sendo um desafio comum para ambos cursos e países fortalecer a cultura de ensino realizado na complexa realidade do usuário, que requer a valorização da dimensão simbólica ou afetiva, com pedagogia menos tradicional e mais dialógica, de forma a torná-lo mais integral e equitativo.
Abstract: This is qualitative research, which aims to the comparative study of four cases, the curriculum guidelines of the medical and nursing courses in Brazil and in Portugal. The selection of the cases occurred in favor of interest in analyzing the aspects that have an influence on achievement promotion practices, within the framework of primary health care, these occupational categories, as to highlight the reasons for your failure. The motivation of the study took place, as a way of contributing to unveil aspects of curricular policies and organizational practices that interfere with the performance of these workers in the said courses. In this sense, also were analyzed individual aspects you pointed out clues indicating the facilities and difficulties about your operation, with assumptions that aspects such as art and integrative practices may broaden the scope of the practices health promotion, which occur mainly through the provision of health education. The analytical approach of the study took place in order to consider historical aspects, which favored the confrontation between the context of the national curriculum policies and international policies aimed at the theme of the study. One of the two courses more similarities were observed in relation to national legislation in each country, that discordant aspects, among which were the convergence about being recommended a teaching-learning process centred on the student and the profile of graduates, generalists, as in the expansion of forms of evaluation. As for the organization of teaching for the promotion, if such inductive policy guidelines are based mainly in national legislation, regional and globally oriented, with emphasis for the Organization a priority in the context of primary health care through the program more doctors in Brazil and Licensed doctor in Portugal, integrated with other network points of attention at each level, whether in the health units, in households or in other social and community equipment. Accordingly, the partnership with the school, as a strategic point with a tendency to carry out health promotion activities. It was concluded that the medical and nursing education takes place, increasingly integrated and engaged in intersectoral, inter-and transdisciplinary are open to changes of paradigm of health education (where the transition happens of pathogenesis in order to integrate to salutogenesis), but that still reproduce historically cultural models focused mainly on technical and cognitive aspects, being a common challenge to both courses and countries to strengthen the culture of education carried out in the complex reality of user , which requires the appreciation of the symbolic dimension or affective, with less traditional and more dialogical pedagogy, in order to make it more comprehensive and equitable.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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