Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Matsumoto, Roberta Kumasaka | - |
dc.contributor.author | Galvão, Ana Cristina Filgueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-07T13:51:36Z | - |
dc.date.available | 2020-04-07T13:51:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-13 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Ana Cristina Filgueira. Atuação e tempo: paisagens de uma atriz / personagem. 2019. 235 f. il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37380 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho transita pelo universo de uma atriz/personagem diante de circunstâncias de vida adversas que a levaram a considerar- -se “desaparecida de si”. Neste período, ela fotografava o amanhecer quase que diariamente. Uma figura de mulher específica emergia constantemente em meus trabalhos, não de maneira objetiva, mas sempre como uma virtualidade que embasava qualquer ato criativo. Passou a chamá-la de personagem primordial. Simultaneamente, questões relativas ao tempo e a memória ganharam espaço em suas considerações sobre a criação, gerando uma série de inquietações relativasaos nossos papéis sociais e ao que seria ser uma atriz, o que seria uma personagem e qual a relação que se estabelece entre elas numa época pautada pela noção de performatividade. Existiria de fato uma personagem primordial? Toda atriz tem uma personagem primordial? O que seria ela? Que noções são geradas sobre o teatro quando se pensa o que é uma personagem? Como nomear determinadas vivências teatrais sem sucumbir aos termos hegemônicos já naturalizados na nossa prática? Estas provocações fizeram com que esta atriz, fundamentada em sua experiência de quarenta anos de teatro, fosse em busca de mecanismos de captura de seu tempo, na tentativa de desvendar algumas dessas paisagens/mistérios. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atuação e tempo : paisagens de uma atriz / personagem | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atuação teatral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatralidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performatividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper moves through the universe of an actress/character
facing adverse circumstances in life which led her to consider herself
“missing from self”. During this time she started to take pictures of
dawn. A specific female figure started to emerge in her works, not in
an objective way, but always with a sense of virtuality that permeated
any creative action. She started to call her primordial character. At the
same time questions related to time and memory started to become
more important in her thoughts about creation, generating a series of
inquiries regarding our social roles and what it is to be an actress and a
character, and what are the connections between them in a time driven
by performativity. Would there really be a primordial character? Does
every actress have a primordial chracter? Does every acteress have
one? What would it be? What kind of notions are generated about the
theater when thinking about what is a character? How to name some
theatrical experiences without succumbing to the hegemonic terms
already made natural by our practice? These questions have made this
actress with forty years in the theater start searching for mechanisms to
capture her time, in the attempt to unravel these landscapes/misteries. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|