Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37348
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlencarBeltrãodeLima.pdfDissertação1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tecnologia educacional no contexto do ensino de citologia : uso de aplicativo educacional na produção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
Autor(es): Lima, Alencar Beltrão de
Orientador(es): Euzébio, Umberto
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
Ensino investigativo
Alfabetização científica
Citologia
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de publicação: 6-Abr-2020
Referência: LIMA, Alencar Beltrão de. Tecnologia educacional no contexto do ensino de citologia: uso de aplicativo educacional na produção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2019. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho trouxe a inclusão de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), na modalidade de Educação Básica, para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia, tendo como objetivo identificar elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de ensino investigativo. Assim, o trabalho relaciona a importância da contextualização e a introdução do ambiente social, possibilitando a significância do ensino (Ausbel e Dakovani) e a análise reflexiva (Deuvial) da problematização, para poder então se apropriar de conceitos científicos, ou seja, adquirir alfabetização científica sobre o tema. Através do uso das TDIC no processo de ensino e aprendizagem, contribui-se para a interatividade disponibilizada pelo ambiente virtual, além de oferecer espaço para imprimir opiniões aos assuntos devidos e para confluir ideias, além de inserir aspectos visuais, sonoros ou mesmos escritos, analisados em textos multimodais, à temática analisada, sendo estabelecida sua utilização em sequência didática de ensino investigativo. Na pesquisa, houve momentos de aulas dialogadas para exposição do conteúdo de matérias que antecederam o uso do aplicativo educativo Padlet. A pesquisa, desenvolvida na metodologia de pesquisa-ação, teve as aulas registradas em diário de campo para posterior transcrição, reflexão e análise. Na análise dos dados, a partir de três categorias, os objetivos específicos deste trabalho, observou-se a importância do diálogo entre docente e alunos, pautado nas experiências de vida e da prática de uso das TDIC pelos estudantes. Essa troca de experiências foi determinante para o efetivo processo de aprendizagem dos conteúdos de biologia mediados pelas tecnologias digitais. Conclui-se, a partir da análise, que é possível abordar conteúdos de biologia por meio das TDIC em salas de aulas, visto ser um público profícuo à troca de experiências e diálogo e, por estar inserido no ambiente tecnológico, pode desenvolver hábitos de estudos que envolvam as tecnologias como novo elemento da configuração escolar.
Abstract: The present work brought the inclusion of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), in the Basic Education modality, to the teaching and learning process of Biology, aiming to identify constitutive elements of the teaching and learning process, in the teaching perspective. investigative. Thus, the work relates the importance of contextualization and the introduction of the social environment, enabling the significance of teaching (Ausbel and Dakovani) and the reflective analysis (Deuvial) of problematization, so that it can then appropriate scientific concepts, ie acquire literacy scientific research on the subject. Through the use of ICTs in the teaching and learning process, it contributes to the interactivity provided by the virtual environment, besides offering space to print opinions on the due subjects and to converge ideas, besides inserting visual, sound or even written aspects, analyzed. in multimodal texts, to the thematic analyzed, being established its use in didactic sequence of investigative teaching. In the research, there were moments of dialogued classes to expose the content of materials that preceded the use of the educational application Padlet. The research, developed in the action research methodology, had the classes recorded in a field diary for later transcription, reflection and analysis. In the data analysis, from three categories, the specific objectives of this work, it was observed the importance of the dialogue between teacher and students, based on the life experiences and the practice of use of ICD by students. This exchange of experiences was crucial for the effective learning process of biology contents mediated by digital technologies. It is concluded from the analysis that it is possible to approach biology contents through ICTs in classrooms, since it is a useful audience for the exchange of experiences and dialogue and, because it is inserted in the technological environment, can develop study habits. involving technologies as a new element of the school setting.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.