Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
dc.contributor.author | Dutra, Arlene Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-06T13:57:28Z | - |
dc.date.available | 2020-04-06T13:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Arlene Alves. O ensino de modelos atômicos por meio de metodologias ativas. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37345 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, em um contexto de uma educação crítica-reflexiva, no exercício da prática e da auto avaliação, apresenta conceitos, estudos, ferramentas e estratégias para elaboração de uma Proposta de Ensino para a 2a série do Ensino Médio sobre o tema Modelos Atômicos. Para isso, busca valorizar o protagonismo do aluno e, concomitantemente, a motivação e a inclusão, com a utilização de Metodologias Ativas. Durante os estudos nos propomos o desafio de produzir dois materiais didáticos que foram utilizados na nossa Proposta de Ensino: uma caixa de Modelos Atômicos, que os alunos puderam avaliar de acordo com as discussões da importância dos modelos para a Ciência; e um texto didático científico, utilizado como material de apoio para pesquisa. A aplicação da Proposta de Ensino demonstrou resultados positivos, tanto para o uso de Metodologias Ativas no tocante da motivação, possibilitando a ruptura com modelos tradicionais de ensino, nos quais os alunos são tratados como sujeitos passivos, quanto para o rendimento e o desempenho no ensino de Química. A aplicação da Proposta de Ensino nos possibilitou vivenciar experiências únicas, nas quais os alunos foram protagonista do seus processos de aprendizado, desenvolvendo diversas habilidades como interpretação, análise, crítica, síntese, organização e classificação, associação e comparação, além de proporcionar motivação, interação, proatividade e autonomia em sala de aula, resultando em resultados positivos para a educação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino de modelos atômicos por meio de metodologias ativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoavaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work, in a context of critical-reflexive education, in the practice and self-
assessment exercise, presents concepts, studies, tools and strategies for the elaboration of a
Teaching Proposal for the 2nd grade of the High School on the theme Atomic Models. . To this
end, it seeks to value the student's role and, concomitantly, motivation and inclusion, using
Active Methodologies. During the studies we set ourselves the challenge of producing two
didactic materials that were used in our Teaching Proposal: a box of Atomic Models, which
students could evaluate according to the discussions of the importance of models for Science;
and a scientific didactic text, used as support material for research. The application of the
Teaching Proposal demonstrated positive results, both for the use of Active Methodologies
regarding motivation, allowing the break with traditional teaching models, in which students are
treated as passive subjects, as for the performance and teaching performance. Chemistry The
application of the Teaching Proposal allowed us to live unique experiences in which students
were protagonists of their learning processes, developing various skills such as interpretation,
analysis, criticism, synthesis, organization and classification, association and comparison, as
well as providing motivation, interaction, proactivity and autonomy in the classroom, resulting in
positive outcomes for education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|