Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Wytler Cordeiro dos | - |
dc.contributor.author | Melo, Vagner Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-06T13:36:12Z | - |
dc.date.available | 2020-04-06T13:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Vagner Henrique de.Guia Metodológico para o ensino de Física, usando a experimentação, aplicado aos alunos com dificuldades no aprendizado. 2019. 67 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37344 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília no Curso de Mestrado Nacional Profissionalizante de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física
Este trabalho foi pensado inicialmente a partir da necessidade observada nos atendimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais (ANEE), em uma escola do Riacho Fundo II no Distrito Federal, principalmente os alunos com dificuldade no aprendizado que, muitas vezes, não conseguem compreender os fenômenos físicos, pois sua abstração é muito limitada. Outro problema observado é a socialização dos alunos com necessidades educacionais especiais com os alunos “normais” e para minimizar esta dificuldade de socialização, resolvemos estender o trabalho para os alunos das salas regulares com os objetivos da inclusão: trabalho em equipe e troca de experiências entre os discentes. O Guia Metodológico para o Ensino de Física, usando a experimentação, aplicado aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) da Sala de Recursos, se propõe a ser mais uma ferramenta pedagógica a ser utilizada nos atendimentos, em turno contrário, individual ou coletivo. Utilizamos como exemplo para sua aplicação um submarino, que abarca muitos conteúdos ensinados no Ensino Médio. Para sua aplicação adaptamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) a ser aplicada nos atendimentos, individuais e coletivos, no contra turno.
Palavras-chave: Ensino de Física, Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, Construção de Equipamentos, Hidrostática, Submarino experimental de baixo custo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Guia metodológico para o ensino de Física, usando a experimentação, aplicado aos alunos com dificuldades no aprendizado | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodological guide for Physical education, using the experimental application for students with difficulties learning | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hidrostática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Submarino experimental de baixo custo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research work was initially thought from the need observed in attendance to students with educational special needs, in a school at Riacho Fundo II in the Federal District of Brazil, especially students with learning difficulties, who often
can not understand the physical phenomena, since their abstraction abilities is
very limited. Another problem observed is the socialization of students with special educational needs with the "normal" students and to minimize this difficulty
of socialization, we decided to extend the work to the students of the regular classroom, with the objectives of inclusion, teamwork and exchange of experiences
among the students. The Methodological Guide for Teaching Physics, using the
experimentation, applied to Students with Special Educational Needs (ANEE) of
the Resource Room, propose to be another pedagogical tool,individual or collective, to be used in the attendance in other agenda that is contrary to the normal
class schedule. We use as an example for this application a submarine, which
covers many contents taught in High School. For its application we adapted a
Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) to be applied in the individual and
collective attendance, in an agenda that is contrary to the normal class schedule | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|