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Título: Avaliações externas e o ensino das Ciências Naturais : o que pensam professores das escolas públicas de Luziânia (GO)
Autor(es): Moreira, Wellington Eduardo
Orientador(es): Watanabe, Graciella
Assunto: Avaliação educacional
Ciências - estudo e ensino
Ensino - avaliação
Professores - prática de ensino
Data de publicação: 6-Abr-2020
Referência: MOREIRA, Wellington Eduardo. Avaliações externas e o ensino das Ciências Naturais: o que pensam professores das escolas públicas de Luziânia (GO). 2019. 112 f, il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender quais são e como se constituem os valores e funções atribuídos pelos professores da educação básica às Avaliações Externas de Ciências da Natureza nas escolas da rede pública do Estado de Goiás, na cidade de Luziânia. Utilizaremos para isso, uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do método da análise de conteúdo para analisar entrevistas com professores de ciências que participam desse processo. Para tanto, pretende-se trazer um panorama sobre como os documentos oficiais compreendem o sentido de tais testes, assim como os aspectos que influenciam o trabalho dos professores, procurando estabelecer reflexões e considerações sobre os modos como o trabalho do professor a partir da análise de seus discursos estão sendo entendidos no que tange ao impacto das provas de larga escala. A partir desse debate, procura-se entender as percepções desses atores sociais acerca dos testes externos de ciências e se esse instrumento está sendo usado para diagnosticar ou para avaliar os estudantes, assim como, se eles corroboram com o processo de ensino e aprendizagem ou se funcionam unicamente fonte de verificação. Discute-se também os impactos causados pela avaliação externa como mecanismo de controle e regulação do trabalho da escola e do professor para que os estudantes tenham êxito em avaliações estaduais e nacionais, em especial, nas provas Saego e Prova Brasil. Procura-se, assim, indicar possíveis caminhos para que as provas de larga escala possam ser um instrumento de possibilidade de diálogos entre atores sociais da educação e não um instrumento isolado imposto àqueles que por ela são avaliados.
Abstract: The aim of this research is to understand the values and functions assigned by teachers of basic education to the External Evaluations of Natural Sciences in public schools in the state of Goiás, in the city of Luziânia. We will use a qualitative approach, through the method of discursive textual analysis to analyze interviews with science teachers who participate in this process. In order to do so, it is intended to provide an overview of how the official documents understand the meaning of such tests, as well as the aspects that influence the work of teachers, seeking to establish reflections and considerations on the ways in which teacher work from the analysis of his speeches are being understood as far as the impact of large-scale evidence is concerned. From this debate, we seek to understand the perceptions of these social actors about the external tests of science and whether this instrument is being used to diagnose or to evaluate the students, as well as whether they are corroborated with the teaching and learning process or whether only source of verification. It also discusses the impacts caused by external evaluation as a mechanism to control and regulate the work of the school and the teacher so that students succeed in state and national assessments, especially in the Saego and Prova Brasil tests. It is therefore sought to point out possible avenues for large-scale evidence to be an instrument of dialogue between social actors of education and not an isolated instrument imposed on those who are evaluated by it.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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