Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37340
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndréaBernardes.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
Autor(es): Bernardes, Andréa
Orientador(es): Pereira, Ildinete Silva
Assunto: Biotecnologia
Síntese proteica
Estratégias de aprendizagem
Didática - ensino médio
Biotecnologia
Biologia - estudo e ensino
Data de publicação: 6-Abr-2020
Referência: BERNARDES, Andréa. Biotecnologia: proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do ensino médio. 2019. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A sequência didática investigativa é uma importante ferramenta a ser aplicada em sala de aula, uma vez que por meio dela o estudante passa a ser agente do seu aprendizado, utilizando conhecimentos prévios e construindo novos. Sequências didáticas investigativas procuram desenvolver situações nas quais os estudantes expressem seus argumentos, seja de forma escrita ou falada. O estímulo ao raciocínio lógico e às discussões fomentadas pelo professor visam explicar um fenômeno ou tirar uma dúvida a respeito de uma questão. Pensando nisso, buscou-se desenvolver um material de apoio para os professores (as) que atuam no Ensino Médio - Regular ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA), abordando temas relacionados à Biotecnologia. Foram desenvolvidas quatro sequências didáticas, as quais foram aplicadas aos estudantes do Centro Educacional 02 do Cruzeiro SEE-DF. Tais sequências e seus respectivos recursos foram: Reconhecer o uso da biotecnologia no seu cotidiano – Filme “Planeta dos Macacos: A Origem”; Elaboração de um protocolo experimental para extração de DNA – Texto de apoio e discussão; Biotecnologia e o desenvolvimento de vacinas – Buscas em sites da internet e discussão em grupo; e Relação entre mutação, síntese proteica e material genético – Uso de Texto de apoio e Jogos. Após a aplicação das sequências didáticas, colheram-se dados a partir da observação do professor (a) e dos relatos dos estudantes a respeito das atividades. Esses relatos e observações permitiram verificar alguns pontos positivos e negativos das estratégias desenvolvidas. Os estudantes avaliaram positivamente a metodologia de ensino por investigação, com o uso de diversas estratégias. Estes também se mostraram animados e participativos nas aulas. Após tais resultados concluímos que as sequências didáticas elaboradas são aplicáveis, úteis e de qualidade, constituindo-se em interessante material de apoio para o professor (a).
Abstract: The investigative didactic sequence is an important tool to be used in the classroom, since this approach turns the student the active agent of his/her learning, by using previous concepts and expanding his/her knowledge about new ones. Investigative didactic sequences aim to develop situations in which students express their arguments, written or spoken. The stimulation of logical thinking, besides the improvement of discussions guided by the teachers intend to explain a phenomenon or clarify doubts about an issue. With this in mind, we developed support materials for teachers who work in the High School - Regular or Teaching of Youth and Adults (EJA), addressing topics related to Biotechnology. Four didactic sequences were developed, which were applied to the students of the Educational Center 02 of Cruzeiro SEE-DF. These sequences and their respective resources were: Recongnition of the biotechnological use in the daily life – Discussion of the movie “Rise of the Planet of the Apes”; Elaboration of an experimental protocol for DNA extraction – Support Text and Discussion; Biotechnology and vaccine development - Web site searches and group discussion; and Relationships among mutation, protein synthesis and genetic material - Use of supporting text and games. After the application of the didactic sequences, data were collected from the teacher's observation and the students' reports about the activities. These reports and observations allowed us to verify the positive and negative aspects of the developed strategies. The students evaluated positively the investigative teaching methodology, employing several strategies. They were also participative, and fully engaged in the different classes. Based on these results, we concluded that the support material developed in this work was applicable, useful and of quality, constituting an interesting additional material for the teachers.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.