Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniela de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T15:48:15Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T15:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniela de Souza. Bricolagens no ciberespaço: tecendo laços sobre adolescência, ficção e escola. 2019. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37326 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo realizado procura refletir acerca da constituição subjetiva de adolescentes que escrevem
histórias que trazem a escola como significante, no contexto das fanfics, que são ficções de fãs
produzidas no ciberespaço, e que fazem parte de um fenômeno contemporâneo da cibercultura. Para
esse alcance, é feito um percurso metodológico que encontra no trilhamento um caminho para
dialogar com a psicanálise, que foi tomada como ótica sobre o estudo da subjetividade, e
a bricolagem como estudo da complexidade, onde diferentes saberes e experiências são reunidos em
torno do fenômeno das fanfics. A aposta desse estudo é por uma compreensão sobre o ressoar
desse fenômeno na vida psíquica dos adolescentes que o constituem, em que medida o inconsciente
opera nas narrativas fictícias criadas por esse público e de que maneira esse exercício narrativo
revela sentidos para a experiência da escola. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bricolagens no ciberespaço : tecendo laços sobre adolescência, ficção e escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inconsciente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to examine the subjective structure of adolescents who write stories with the word
‘school’ as a signifier, in the context of fanfics: fan fictions produced in cyberspace, as a contemporary
phenomenon of cyberculture. To this end, we tread a methodological course that finds in path clearing
a means to dialogue with psychoanalysis—used to study the subjectivity—and bricolage to analyse
the complexity, integrating different theories and experiences with the phenomenon fanfics. The
purpose of this dissertation is to understand the implications of fanfics in the psychological life of the
adolescents, how the unconscious operates in the fictional narratives created, and how the narrative
exercise reveals meanings for the experience of school. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|