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dc.contributor.advisorAlmeida, Alexandre Nascimento de-
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Leite Ferreira da-
dc.date.accessioned2020-04-03T15:41:27Z-
dc.date.available2020-04-03T15:41:27Z-
dc.date.issued2020-04-03-
dc.date.submitted2019-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Leite Ferreira da. Análise da gestão de riscos na área de pessoal da Fundação Universidade de Brasília (FUB) à luz da Emenda Constitucional 95/2016. 2019. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37325-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Fundação Universidade de Brasília - FUB gastou, segundo seu Relatório de Gestão de 2018, 84% de seus recursos com o pagamento de pessoal, restando uma margem muito restrita para realizar novos concursos públicos para reposição de vagas geradas pelas aposentadorias dos servidores, dadas as restrições da EC 95/2016. Por meio de orientações do Ministério do Planejamento, de bases de dados do Tribunal de Contas da União e de dados de questionário aplicado à FUB foi possível comparar a FUB às demais universidades federais, bem como identificar e categorizar os principais riscos da área de pessoal. Constatou-se que a FUB, em relação às demais universidades, encontra-se bem estruturada em termos de planejamentos e normatizações, isto é, nos aspectos estratégicos. Contudo, em relação aos aspectos operacionais, ou seja, na implementação de medidas concretas que visem mitigar os riscos, a FUB está muito incipiente, pior do que a média nacional das universidades. Além disso, dos 29 riscos da área de pessoal identificados, 86% foram considerados de nível crítico ou alto, estando estes riscos concentrados nas áreas de gestão, em especial na identificação deficiente da força de trabalho e dos perfis dos servidores. Dessa forma, dado o quadro falho de governança e dos riscos encontrados, conclui-se que a FUB não está suficientemente preparada para fazer frente aos problemas na área de pessoal. Portanto, os pontos identificados na pesquisa poderão auxiliar a FUB a se proteger e a mitigar os riscos de descontinuidade ou de prejuízo de qualidade de algumas de suas atividades.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da gestão de riscos na área de pessoal da Fundação Universidade de Brasília (FUB) à luz da Emenda Constitucional 95/2016pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFundação Universidade de Brasília (FUB)pt_BR
dc.subject.keywordTribunal de Contas da União (TCU)pt_BR
dc.subject.keywordGovernançapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1According to its 2018 Management Report, Fundação Universidade de Brasília - FUB spent 84% of its resources on the payment of its staff, leaving a very restricted margin to hold new public tenders to replace vacancies generated by the retirement of employees, given the EC 95/2016 restrictions. Through guidance from the Ministry of Planning, databases from the Federal Court of Audit (TCU) and a questionnaire applied to the FUB, it was possible to compare it with other federal universities, also was possible to identify and categorize the main personnel risks. It was possible to conclude that FUB, in relation to the other federal universities, is well structured in terms of planning and preparing regulations, that is, in the strategic aspects. However, in terms of operational aspects, ie the implementation of concrete measures to mitigate risks, FUB is incipient, worse than the national average of universities. In addition, of the 29 personnel risks identified, 86% were considered critical or high, with these risks being concentrated in gaps related to the identification of the workforce and of server ́s characteristics. Thus, given the poor governance framework and the risks presented, it can be concluded that FUB is not sufficiently prepared to deal with its personnel problems. Therefore, the points identified in the survey may help FUB to mitigate the risks of discontinuity or loss of quality of some of its activities.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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