Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37319
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaCarolinaMelosdeSousa.pdf560,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A formação do Estado Nacional em África e a retórica da etnicidade : uma releitura da Guerra Civil Angolana
Autor(es): Sousa, Ana Carolina Melos de
E-mail do autor: ana melos.sousa@gmail.com
Orientador(es): Saraiva, José Flávio Sombra
Coorientador(es): Campos, Rodrigo Pires de
Assunto: Angola - história
Multietnicidade
Angola - guerra civil
Angola - formação nacional
Data de publicação: 3-Abr-2020
Referência: SOUSA, Ana Carolina Melos de. A formação do Estado Nacional em África e a retórica da etnicidade: uma releitura da Guerra Civil Angolana. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho se propõe a uma releitura da Guerra Civil Angolana no sentido de analisar o evento para além da variável étnica que aparece como argumento central na literatura ocidental. Pretende-se, a partir deste episódio, um dos mais marcantes da História contemporânea de Angola, elucidar a existência de uma retórica negativa que tende a reduzir o conflito a componente da etnicidade. A escolha do evento se dá pela importância que tem no processo de constituição de um Estado Nacional angolano. Para tal, parte-se da premissa de que existe uma relação de semelhança nos processos de formação dos Estados Nacionais em África e na Europa, baseada nos seguintes aspectos: formação territorial com base em guerras de conquista, pluralidade linguística e multietnicidade.
Abstract: The present dissertation aims to produce a re-reading of the Angolan Civil War in order to analyze the event beyond the ethnic variable. This variable seems to appear as central argument in Western specialized literature. Highlighted as one of the most striking episodes in Angola’s contemporary History, the analytical choice is due to the importance it represents in the Angolan state-building process. The study on the event makes possible to elucidate the existence of a negative rhetoric that tends to reduce the conflict to a ethnicity component. To compose the analytical panorama, the dissertation is based on the premise that there is a relation of similarity in the National States formation processes either in Africa and Europe, according to the following aspects: territorial composition based on wars of conquest, linguistic plurality and multiethnicity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.