Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lozzi, Silene de Paulino | - |
dc.contributor.author | Melo, Sandra Rabelo de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T13:52:42Z | - |
dc.date.available | 2020-04-02T13:52:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Sandra Rabelo de. Uma proposta mediadora de discussão sobre sexualidade no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga. 2019. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37295 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema sexualidade é de grande complexidade, envolvendo aspectos biológicos e de outras áreas do
conhecimento, o que não o impede de permear a vida humana, como acontece, e em especial a dos
jovens, com questões que não raras vezes são respondidas de modo simplificado e insatisfatório ou
erroneamente, com dados advindos de redes sociais ou de conversas informais, em que nem sempre
o tema é tratado de modo apropriado. Nessas ocasiões, o assunto pode ser abordado com visões
estereotipadas, com base no senso comum e pouco fundamentadas, o que pode provocar angústia e
ansiedade, sintomas comuns e que frequentemente são observados por professores em sua prática
didática. Esse cenário reforça a importância da discussão sobre a sexualidade sob o ponto de vista
biológico, social, cultural e histórico com informações científicas atualizadas, evitando o excesso de
informações desconexas, abrigadas sob uma série de tabus, crenças e preconceitos. Esse trabalho
visou estabelecer um ambiente democrático para discussão interdisciplinar sobre o tema sexualidade
no âmbito do Ensino Médio e com base em estudos atualizados que envolvem conceitos biológicos e
de outras áreas do conhecimento. Nesse contexto, jovens estudantes são considerados sujeitos em
um ambiente de aprendizagem integrativo e inclusivo. A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
assuntos como sexualidade e orientação sexual deveriam ser tratados de modo transversal nas
escolas, o que nem sempre ocorre. Diante disso, esse projeto propõe estabelecer um ambiente
democrático para discussão interdisciplinar sobre o tema sexualidade no âmbito do Ensino Médio.
Para tanto, foram realizados seis encontros com os estudantes para discussão da sexualidade em
seus diversos aspectos, com participação de especialistas e por meio de abordagens diferenciadas e
complementares, abrigadas sob embasamento científico com aprofundamento teórico-conceitual. A
metodologia de pesquisa-ação com observação participante foi realizada e o registro dos resultados
foi feito em caderno de campo. Após a realização dos encontros, os dados foram analisados
qualitativamente, sendo que os resultados apontam para alto grau de interesse e apropriação de
conhecimentos por parte dos estudantes, além do compartilhamento de experiências entre eles, o
que contribuiu para a ampliação dos horizontes relacionados ao complexo tema da sexualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta mediadora de discussão sobre sexualidade no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexo - diferenças (Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theme of sexuality is of great complexity, involving biological aspects and other areas of
knowledge, which does not prevent it from permeating human life, as it happens, and especially that of
young people, with questions that are often answered in a simplified way and unsatisfactory or
erroneous, with data from social networks or informal conversations, where the theme is not always
properly addressed. On these occasions, the subject can be approached with stereotyped views,
based on common sense and poorly grounded, which can cause distress and anxiety, common
symptoms that are often observed by teachers in their didactic practice. This scenario reinforces the
importance of the discussion about sexuality from the biological, social, cultural and historical point of
view with updated scientific information, avoiding the excess of disconnected information, sheltered
under a series of taboos, beliefs and prejudices. This work aimed to establish a democratic
environment for interdisciplinary discussion on the theme of sexuality in high school and based on
updated studies involving biological concepts and other areas of knowledge. In this context, young
students are considered subjects in an integrative and inclusive learning environment. From the
National Curriculum Parameters, issues such as sexuality and sexual orientation should be treated
transversely in the schools, which is not always the case. Given this, this project proposes to establish
a democratic environment for interdisciplinary discussion on the theme of sexuality in high school. To
this end, six meetings were held with students to discuss sexuality in its various aspects, with the
participation of experts and through differentiated and complementary approaches, sheltered under
scientific basis with theoretical and conceptual deepening. The action research methodology with
participant observation was performed and the results were recorded in a field journal. After the
meetings, the data were analyzed qualitatively, and the results point to the high degree of interest and
appropriation of knowledge by the students, as well as the sharing of experiences among them, which
contributed to the broadening of horizons related to the complex. theme of sexuality.
Keywords: Sexuality, adolescence, sex, gender, school, diversity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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