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2019_RaíssadaVeigadeMenêses.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMoreno, Fernanda Passini-
dc.contributor.authorMenêses, Raíssa da Veiga de-
dc.date.accessioned2020-04-02T13:25:59Z-
dc.date.available2020-04-02T13:25:59Z-
dc.date.issued2020-04-02-
dc.date.submitted2019-07-27-
dc.identifier.citationMENÊSES, Raíssa da Veiga de. A literatura sobre Ciência Aberta na Ciência da Informação: um estudo na LISTA e e-LiS. 2019. 202 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37293-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo identificar a perspectiva da Ciência da Informação sobre a Ciência Aberta, através da literatura. Para isso, foram investigados os movimentos pertencentes à ciência aberta: acesso aberto, dados aberto, código aberto, ciência cidadã, recursos educacionais abertos, cadernos de laboratório abertos e revisão por pares aberta. A pesquisa é caracterizada como descritiva com natureza qualitativa, e o levantamento e análise de dados foram realizados de acordo com as estratégias da Revisão Sistematizada de Literatura. Na análise dos dados, os artigos selecionados foram analisados e classificados de acordo com as cinco escolas de pensamento propostas por Fecher e Friesike (2013). São elas: Pública, Democrática, Pragmática, Infraestrutura e Medição. Os artigos analisados foram retirados da base Library, Information Science & Technology Abstracts with Full Text (LISTA) e do repositório eLiS, ambos especializados em Ciência da Informação. Por meio da estratégia de busca e dos filtros definidos, foram encontrados 101 resultados, somadas as duas fontes de informação. Após a análise dos artigos, pode-se perceber um maior interesse de pesquisadores da Ciência da Informação pelos movimentos de Acesso Aberto e Dados Abertos. As escolas de Infraestrutura e Pública foram as menos abordadas. Além disso, percebe-se a escassez de artigos que englobam todas as escolas de pensamento da ciência abertapt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA literatura sobre Ciência Aberta na Ciência da Informação : um estudo na LISTA e e-LiS.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiência abertapt_BR
dc.subject.keywordDados abertospt_BR
dc.subject.keywordAcesso aberto à informaçãopt_BR
dc.subject.keywordCódigo abertopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study aims to identify the perspective of Information Science on Open Science, through the literature. For this, the movements belonging to open Science were investigated: open access, open data, open source, citizen science, open educational resources, open lab notebooks and open peer review. The research is characterized as descriptive with a qualitative nature, and the data collection and analysis will be carried out according to the strategies of the Systematized Literature Review. In the analysis of the data, the selected articles were analyzed and classified according to the five schools of thought proposed by Fecher and Friesike (2013). They are: Public, Democratic, Pragmatic, Infrastructure and Measurement. The articles analyzed were taken from the Library, Information Science & Technology Abstracts with Full Text (LISTA) and from the repository e-LiS, both specialized in Information Science. Through the search strategy and the defined filters, 101 results were found, summing the two sources of information. After the analysis of the articles, one can notice a greater interest of researchers of the Information Science for the movements of Open Access and Open Data. Infrastructure and Public schools were the least addressed. In addition, there is a shortage of articles that encompass all the Open Science schools of thought.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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