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dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorCaribé, Pedro Andrade-
dc.date.accessioned2020-04-01T12:32:17Z-
dc.date.available2020-04-01T12:32:17Z-
dc.date.issued2020-04-01-
dc.date.submitted2019-03-22-
dc.identifier.citationCARIBÉ, Pedro Andrade. Cinema de Terreiro: o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvador. 2019. 254 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37276-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA tese pesquisa os modelos de produção do cinema ou audiovisual negro a partir da contribuição de um intelectual, Luiz Orlando da Silva, responsável por coordenar uma rede de cineclubes na década de 1980. A atuação na distribuição e na exibição o faz desenvolver uma curadoria na qual a formação do público é acompanhada por metodologias de mobilização e por leituras dos filmes em territórios negros. Ao longo do trabalho são abordadas a atuação da sociedade civil e as políticas de Estado quanto ao cinema nacional, independente e regional e suas relações com o cinema negro. O pesquisador imerge no corpus teórico-metodológico que cruza duas dialéticas de reconhecimento: a dupla-consciência de W.E.B Du Bois, que realça o aspecto normativo nas instituições; e o desde dentro, desde fora, da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil (SECNEB), liderada por Mestre Didi e seguido por Muniz Sodré, que evidencia o território, a ancestralidade e as disputas no âmbito do sentido. A revisão histórica tem como base a presença do espectador negro em Salvador desde o fim do século XIX. No fim da ditadura militar, atores e diretores negros reivindicam maior participação na produção, e Luiz Orlando se insere na distribuição e exibição. Ele traz no repertório a ancestralidade de espectadores como o seu avô, Teotônio, e a mãe, Risoleta, além de uma atuação nos movimentos negros, que conflui com o cineclubismo para desenvolver o cinema de terreiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCinema de Terreiro : o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCinema negropt_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordCineclubespt_BR
dc.subject.keywordSilva, Luiz Orlando da - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTerreirospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This Thesis researches the models of production of black cinema or audiovisual based on the contribution of the intellectual Luiz Orlando da Silva, the responsible to coordinate a network of movie clubs on 1980s. His work at the distribution and exhibition made him developed a method of public mobilization which cam together with reading of movies in black territories. Through this research we discusses the work of civil society and the state policies regarding national, independent and regional cinema and its relations with black cinema. The researcher immerses es on the theorical-methodological corpus that passes trough two dialectics of recognition: the double-conscience of W.E.B. Du Bois, which highlights the normative aspect on the institutions; and the from inside, from the outside, of the Society of Brazillian Black Culture Studies (SECNEB), led by Mestre Didi and followed by Muniz Sodré, which highlights the territory, the ancestry and the disputes within the meaning. The historical review is based on the presence of the black audience in Salvador since the late nineteenth century. At the end of the military dictatorship, black actors and directors demand greater participation in the audiovisual production, and Luiz Orlando is part of the distribution and exhibition. He brings in his repertoire the ancestrality of people such as his grandfather, Teotônio, and his mother, Risoleta, as well as actuation in the black movements, which converges to the movies clubs movement and the development of the Terreiro’s Cinema.pt_BR
dc.contributor.emailandradecaribe@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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