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Título: Desobediência tecnológica e gambiarra : o design espontâneo periférico como caminho para outros futuros
Autor(es): Corrêa, Pamela Cordeiro Marques
Orientador(es): Maass, Marisa Cobbe
Assunto: Design espontâneo
Autonomia produtiva
Transformação social
Oroza, Ernesto, 1968- análise da obra
Desobediência tecnológica
Criatividade
Data de publicação: 31-Mar-2020
Referência: CORRÊA, Pamela Cordeiro Marques. Desobediência tecnológica e gambiarra: o design espontâneo periférico como caminho para outros futuros. 2019. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho investiga a relação que comunidades de Recife e Rio de Janeiro mantêm com seu design espontâneo, isto é, com as soluções projetuais intuitivas criadas por suas populações em resposta a situações de falta de recursos, know-how e/ou o ferramental tradicionalmente associado à profissão de design. A análise é feita a partir do conceito de desobediência tecnológica definido pelo designer cubano Ernesto Oroza — o hábito estimulado pelo governo de Cuba de contornar a escassez com criatividade — em contraste com a prática de improvisação socialmente estigmatizada, identificada por aqui como gambiarra. A partir da observação das convergências e divergências entre estes fenômenos, é possível entender como eles se relacionam com as características socioculturais e materiais dos cenários nos quais emergem. Por fim, é realizada uma reflexão sobre os contextos sociais em questão, que permite sugerir práticas de design — em seu aspecto espontâneo, coletivo e comunitário — com potencial de transformação social a partir de uma perspectiva emancipadora.
Abstract: This thesis investigates how neighborhoods in Rio de Janeiro and Recife perceive their spontaneous design; that is, the intuitive project solutions created by their populations due to lack of resources, know-how and/or the tools traditionally associated with the design profession. The analysis is built upon the concept of “technological disobedience” described by Cuban designer Ernesto Oroza – the custom encouraged by the Cuban government of using creativity in order to deal with scarcity, and the cultural impact generated by said custom – and its contrast to the Brazilian socially stigmatized quick-fix practice called "gambiarra" (roughly meaning "jury-rigging"). From the observation of convergences and divergences between both phenomena, it is possible to understand how they relate to the material and sociocultural characteristics of the environments from which they emerge. Lastly, a reflection is made on the social contexts in question, allowing the suggestion of practices of design – in its spontaneous, collective and communal aspect – with potential for social change from an emancipatory perspective.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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