Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37239
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LarisseVasconcelosCostaCavalcante.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorCavalcante, Larisse Vasconcelos Costa-
dc.date.accessioned2020-03-30T23:40:28Z-
dc.date.available2020-03-30T23:40:28Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Larisse Vasconcelos Costa. Dinâmicas das significações de si e transições de desenvolvimento de uma criança da educação infantil para o ensino fundamental. 2019. xiii, 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37239-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA transição escolar apresenta-se de forma particular na experiência de cada criança e o modo como a criança constrói significados nesse momento pode guiar aspectos importantes do seu processo de desenvolvimento. O presente estudo visa compreender como se dão os processos significação de si de uma criança experienciando a transição na escola. Partindo de uma abordagem semiótico-cultural do desenvolvimento humano, que compreende as mudanças e transformações eu-outro-cultura sistemicamente, elegemos os Posicionamentos Dinâmicos de Si (PDS) como unidade de análise do Sistema de Self Dialógico. Os PDS consideram as formas como as qualificações subjetivas negociadas em meio à diversidade de situações socioafetivas são significadas e ressignificadas pelo sujeito ao longo do tempo ou percurso. O estudo de caso de natureza ideográfica privilegiou analisar a trajetória de uma criança da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) e a forma como as relações dialógicas apoiavam as mudanças vivenciadas por ela. O estudo buscou identificar e analisar os PDS de uma criança sobre si nas situações lúdicas de interação social, identificando signos que sugeriam a emergência de novos PDS e analisando como os professores atuavam na relação com a criança. O trabalho empírico foi conduzido mediante observação de situações interativas espontâneas e dirigidas, entrevistas com as professoras, a mãe e a própria criança. Episódios foram gravados em vídeo durante as brincadeiras e as atividades observadas foram usadas como artefatos nas entrevistas com a criança e com as professoras. O estudo afirma que os PDS se desenvolvem em uma dinâmica dialógica, que privilegia a ação reflexiva da criança em desenvolvimento, e que o professor pode atuar como um pivô de novos PDS de forma a produzir uma metamorfose na trajetória de vida dos alunos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDinâmicas das significações de si e transições de desenvolvimento de uma criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordTransição escolarpt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordSistema de self dialógicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1School transition is unique in each child’s experience, and the way the child builds meanings in this moment can guide important aspects of their development. This study aims to understand the self meaning processes of a child experiencing school transition. Based on a semiotic-cultural approach to human development, which regards the changes and transformations I-other-culture systemically, Dynamic Self-Positionings (PDS) were used in this study as the unit of analysis of the Dialogical Self System. PDS consider how the subject conveys meaning to qualifications negotiated amidst the diversity of socio-affective situations over time or path. An ideographic case study was performed to observe both the transition of a child from kindergarten to elementary school and the dialogical relationships that supported the changes she experienced. The child’s PDS in playful situations of social interaction were analyzed in order to identify signs that suggested the emergence of new PDS and the teachers’ influence in the way children attributed meaning to herself. The empirical work was conducted by observing spontaneous and directed interactive situations, as well as by interviews with the teachers, the mother and the child. Video episodes were recorded during play and activities were observed in interviews with the child and the teachers. The study states that PDS develop dialogically, favoring the reflexive action of the child, and that the teacher can act as a pivot of new PDS in order to change the students’ life trajectory.pt_BR
dc.contributor.emaillarisse.vcavalcante@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.