Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Júlia Aparecida Devidé | - |
dc.contributor.author | Teles, Livia Alessandra de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T23:29:02Z | - |
dc.date.available | 2020-03-30T23:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-08 | - |
dc.identifier.citation | TELES, Livia Alessandra de Carvalho. Os caminhos das crianças: a mobilidade ativa no trajeto escolar. 2019. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37238 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A sociedade contemporânea apresenta importantes mudanças no estilo de vida e
na saúde das pessoas. Quando associadas aos processos de urbanização desordenados e
mecanização/modernização sem precedentes, impactam diretamente na relação dos indivíduos
e coletividades com seu corpo, resultando no aumento do sedentarismo e das doenças crônicas.
Diante desse cenário, um desafio é a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável,
para que as futuras gerações desfrutem de uma vida com qualidade e bem-estar. Para o campo
da Educação Física, uma estratégia interessante que deve ser considerada é a mobilidade ativa,
em particular a utilizada no trajeto escolar. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre
aspectos da mobilidade ativa de crianças no trajeto escolar, em particular como prática corporal
promotora da saúde e do desenvolvimento sustentável. Metodologia: A pesquisa tem
abordagens quantitativa e qualitativa. A população participante da pesquisa foi constituída por
crianças do quinto ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Anápolis, Goiás,
em escolas que possuem o professor graduado em educação física. A etapa quantitativa utilizou
um questionário para coletar dados sociodemográficos e aspectos relacionados à mobilidade
ativa no trajeto escolar. A etapa qualitativa contemplou a roda de conversa a partir de desenhos
produzidos pelas crianças que praticam mobilidade ativa, buscando perceber o olhar da criança
sobre o percurso. Resultados: 71,2% das crianças praticam mobilidade ativa no trajeto escolar
e a maioria delas realiza o percurso cinco vezes por semana e em menos de dez minutos por
trajeto. 68,5% desses estudantes gastam até 60 minutos por semana nesse deslocamento ativo,
sendo que o tempo médio é de 73,2 minutos. 80% dos pesquisados relataram que gostariam de
percorrer o trajeto escolar de forma ativa. Conhecemos o olhar das crianças para o caminho
escolar: os facilitadores da mobilidade ativa escolar apresentados pelas crianças foram a
presença de natureza, companhia dos amigos/família, casa bonita, mercadinhos, segurança,
proximidade, rapidez, brincadeiras, aventuras, beleza, sentimentos positivos; as barreiras
relatadas foram calçadas com mato e escorregadias, presença de cachorros, pessoas e casas
estranhas, falta de segurança, bueiro aberto, muita subida, chuva, frio, demora mais,
sentimentos negativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os caminhos das crianças : a mobilidade ativa no trajeto escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajeto escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Contemporary society presents important changes in people's lifestyle and
health. When associated with uncontrolled processes of urbanization and unprecedented
mechanization/modernization, they directly impact on the relationship of individuals and
collectivities with their bodies, resulting in increased sedentarism and chronic diseases. Given
this scenario, a challenge is the promotion of health and sustainable development, so that future
generations enjoy a life with quality and well-being. For the field of Physical Education, an
interesting strategy that must be considered is active mobility, in particular that used in the
school path. Objective: The objective of this research is to reflect on aspects of the active
mobility of children in the school path, in particular as corporal practice promoting health and
sustainable development. Methodology: The research has quantitative and qualitative
approaches. The population that participates in the research are children of the fifth year of
elementary school of the municipal school of Anápolis, Goiás, in schools that have the professor
graduated in physical education. The quantitative stage used a questionnaire to collect
sociodemographic data and aspects related to active mobility in school. The qualitative step
used the conversation wheel from drawings produced by children who practice active mobility,
seeking to perceive the child's gaze on the course. Results: 71,2% of the children practice active
mobility on the school trip, and most of them travel five times a week and in less than ten
minutes per trip. 68.5% of these students spend up to 60 minutes per week on this active trip,
with an average time of 73.2 minutes. 80% of those surveyed reported that they would like to
travel the school actively. We know the children's eyes on the school path: the facilitators of
active school mobility presented by children were the presence of nature, company of friends /
family, beautiful house, markets, security, closeness, speed, jokes, adventures, beauty, positive
feelings; the reported barriers were paved with weeds and slippers, presence of dogs, strange
people and houses, lack of security, manhole open, too much rise, rain, cold, delay more,
negative feelings. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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