Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T22:49:48Z | - |
dc.date.available | 2020-03-26T22:49:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | FONTENELE, Gilcéia Leite dos Santos. A avaliação no 3º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37190 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou analisar a avaliação da aprendizagem em uma unidade escolar pública
do Distrito Federal e suas implicações na organização do trabalho pedagógico no terceiro ciclo do
ensino fundamental – anos finais. O campo de pesquisa foi um Centro de Ensino Fundamental
vinculado à Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante – DF. A organização
escolar em ciclo pressupõe progressão continuada das aprendizagens, sendo a avaliação
formativa orientadora do professor nas decisões pedagógicas, a fim de favorecer condições
para que as aprendizagens ocorram de maneira democrática. A pesquisa de abordagem
qualitativa do tipo estudo de caso se embasou nos pressupostos metodológicos referenciados
em Gamboa (2006) com base em três categorias: epistemológica, gnosiológica e ontológica,
articulando teoria e prática, considerando a perspectiva crítico-dialética e as relações entre as
concepções de homem, história e realidade. Para a construção dos dados foram realizadas:
análise do Projeto Político-Pedagógico da escola (2018), das Diretrizes de Avaliação
Educacional da Secretaria de Educação do DF (2014d), das Diretrizes Pedagógicas para a
Organização Escolar do 3o Ciclo (2014b), do Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do
Distrito Federal (2015) e do Currículo em Movimento da SEEDF (2014a); e entrevista
semiestruturada com professores dos componentes curriculares de Língua Portuguesa,
Matemática, Geografia, História, Língua Inglesa, Artes, Educação Física e Ciências, duas
coordenadoras pedagógicas, dois grupos focais com estudantes do 7o e do 9o ano e
observações nas reuniões, nas coordenações pedagógicas e em sala de aula. A análise
revelou que a avaliação ainda se desenvolve de maneira conservadora, centrando-se mais no
professor, que enfatiza o seu caráter formal ligado a testes, provas e exercícios para atribuir
notas. Observei, porém, que há tentativas de reversão dessa realidade. Quando os docentes e
a escola procuram uma avaliação mais subjetiva e humanizada, utilizam instrumentos e
procedimentos diversificados para avaliar e procuram considerar o estudante como sujeito de
suas aprendizagens. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A avaliação no 3º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to analyze the evaluation of learning in a public school unit of the Distrito
Federal and its implications in the organization of pedagogical work in the 3rd cycle of
elementary school - final years. The field of research was a Center for Elementary Education
linked to the Regional Coordination of Teaching of the Núcleo Bandeirante - DF. The school
organization in the cycle presupposes a continuous progression of learning, and the formative
assessment of the teacher in the pedagogical decisions in order to favor conditions for learning
to occur in a democratic way. The research of qualitative approach of the case study type was
based on the methodological assumptions referenced in Gamboa (2006) based on three
categories: epistemological, gnosiological and ontological, articulating theory and practice,
considering the critical-dialectical perspective and the relations between the conceptions of
man, history and reality. For the construction of the data were carried out: analysis of the
School's Political-Pedagogical Project (2018), the Diretrizes de Avaliação Educacional of the
Secretaria of Educação of the DF (2014d), of the Diretrizes Pedagógicas para a Organização
Escolar do 3o Ciclo (2014b), of the Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito
Federal(2015) and of the Currículo em Movimento da SEEDF (2014a); semi-structured
interview with teachers of the curricular components of Portuguese Language, Mathematics,
Geography, History, English Language, Arts, Physical Education and Sciences and with two
pedagogical coordinators, two focus groups with 7th and 9th grade students and observations in
the meetings, in the pedagogical coordinations and in the classroom. The analysis revealed that
assessment still develops in a conservative way, focusing more on the teacher, who
emphasizes his formal character bound in tests, tests and exercises to assign grades. I have
observed, however, that there are attempts to reverse this reality, when teachers and the school
seek a more subjective and humanized evaluation, use diverse instruments and procedures to
evaluate and seek to consider the student as subject of their learning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|