Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodríguez Rebolledo, Juan Félix | - |
dc.contributor.author | Mello, Thame de Castro Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T22:20:33Z | - |
dc.date.available | 2020-03-26T22:20:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Thame de Castro Ribeiro. Estudo do comportamento de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de brita, estudo de caso: BR-135/MA. 2019. xxi, 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37186 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presença de solos moles em obras rodoviárias do Brasil geralmente torna o processo
construtivo moroso ou mais caro. Desta forma, é preciso traçar uma estratégia para realização
destes empreendimentos que requer uma série de conhecimentos técnicos abrangendo desde as
etapas de investigação do terreno e elaboração do projeto geotécnico, até a execução e controle
da obra. A definição da solução deve passar por uma rigorosa análise técnico-econômica,
abrangendo não apenas os custos diretos, mas os indiretos, tais como o atendimento às políticas
públicas visando a assegurar os anseios da sociedade frente à operação da rodovia. Sob este
ponto de vista, este trabalho objetivou estudar o desempenho das obras de duplicação da BR135/MA, assente sobre solos moles melhorados com colunas de brita, com o uso de resultados
de instrumentação geotécnica e ferramentas numéricas. Para tanto, utilizando o método de
elementos finitos (MEF), com o emprego do programa Plaxis, foram realizadas análises
numéricas bidimensionais abordando-se o conceito de paredes longitudinais de colunas
granulares para simplificação da geometria real do problema e o modelo constitutivo Soft Soil
para representação das propriedades da argila mole. Os resultados obtidos na modelagem
numérica foram compatíveis com os deslocamentos aferidos em campo. Ademais, observou-se
a influência da solução na redução dos tempos de construção e minimização dos recalques. De
acordo com a simulação numérica, as colunas de brita receberam tensões verticais cinco vezes
maiores que as absorvidas pelo solo mole. Os piezômetros elétricos não apresentaram leituras
coerentes com o resultado numérico. Ao final, com base na pesquisa desenvolvida, propôs-se
uma metodologia para análise e projeto de aterros sobre solos moles reforçados empregando
modelos numéricos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo do comportamento de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de brita, estudo de caso : BR-135/MA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos moles | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos - análise | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cordão Neto, Manoel Porfírio | - |
dc.description.abstract1 | The presence of compressible soils in road works in Brazil usually makes the construction
process lengthy or more expensive. Therefore, it is necessary to set out a strategy for the
realization of these projects that requires a series of technical knowledge, covering from the
stages of field research and preparation of the geotechnical project, to the execution and control
of the work. The definition of the solution must go through a rigorous technical-economic
analysis, encompassing not only the direct costs but the indirect ones, such as the fulfillment of
the public policies aiming to assure the society's anxieties regarding the operation of the
highway. From this point of view, this essay aimed to study the performance of the BR-135/MA
duplication works on soft soils improved with gravel columns, using the results of geotechnical
instrumentation and numerical tools. For this purpose, by using the Finite Element Method
(FEM), through the program Plaxis, two-dimensional numerical analyzes were performed,
addressing the concept of longitudinal walls of granular columns for simplification of the real
geometry of the problem and the constitutive model Soft Soil to represent the properties of soft
clay. The results obtained in the numerical modeling were compatible with the displacements
measured in the field. Furthermore, it was noticed the influence of the solution on the reduction
of the construction times and minimization of the settlements. According to the numerical
simulation, the gravel columns received vertical stress five times higher than those absorbed by
the soil. The electric piezometers did not present readings consistent with the numerical results.
Finally, based on the research developed, a methodology was proposed for the analysis and
design of embankments on reinforced soft soils by using numerical models. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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