http://repositorio.unb.br/handle/10482/37142
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_EleudoEstevesdeAraujoSilvaJunior.pdf | Tese | 36,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Geotecnologias e planejamento urbano : proposta metodológica e avaliação de dados obtidos por Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) como contribuição à cartografia geotécnica |
Autor(es): | Silva Junior, Eleudo Esteves de Araujo |
Orientador(es): | Souza, Newton Moreira de |
Coorientador(es): | Silva, Lenildo Santos da |
Assunto: | Cartografia geotécnica Aerofotogrametria Processamento de imagens Uso e ocupação do solo Aeronaves remotamente pilotadas Planejamento urbano |
Data de publicação: | 25-Mar-2020 |
Data de defesa: | 30-Jul-2019 |
Referência: | SILVA JUNIOR, Eleudo Esteves de Araujo. Geotecnologias e planejamento urbano: proposta metodológica e avaliação de dados obtidos por Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) como contribuição à cartografia geotécnica. 2019. xxvi, 272 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A cartografia e o geoprocessamento, em especial a Cartografia Geotécnica aplicada ao Planejamento Urbano, tratam das questões relativas aos critérios de seleção de sítios urbanos, estudos de suscetibilidade e análise de riscos de impactos ambientais decorrentes ou não da urbanização, sob uma abordagem preventiva e orientativa. Entretanto, a escala temporal das cartas geotécnicas muitas vezes não acompanha a velocidade da dinâmica territorial, nesse sentido as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), também denominadas Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) ou popularmente drones, são dispositivos de uso cada vez mais frequentes na realização de vários tipos de atividades, tais como serviços de monitoramento e aquisição de dados aerofotogramétricos. Nesse sentido, a hipótese principal desta pesquisa é a possibilidade de melhoria da qualidade das cartas geotécnicas com ganhos no detalhamento espacial e temporal utilizando-se dados obtidos por aerolevantamento com RPA, bem como dados obtidos por sensores a bordo de missões de satélite com a utilização de processamento geoespacial em plataforma baseada em nuvem e sua aplicação na elaboração de diretrizes de uso e ocupação do solo. Para tanto, a metodologia adotada na pesquisa busca atender às orientações recentes de acordo com a legislação federal de combate e prevenção de desastres e ordenamento territorial e baseia-se nos trabalhos de metodologias consagradas de Cartografia Geotécnica nacional e internacional, tendo como inovação a utilização de dados obtidos por aerolevantamento com RPA, utilização de processamento geoespacial em plataforma baseada em nuvem e a integração com um sistema de análise quantitativa de risco por escorregamentos deflagrados por chuvas. Como resultados alcançados, destacam-se a proposta metodológica elaborada e as cartas resultantes em cada uma das fases da metodologia, a saber: Cartas Complementares, Cartas Analíticas, Carta de Suscetibilidade à Erosão, Carta de Aptidão à Urbanização, Cartas de Ameaça de Escorregamentos e rotinas computacionais criadas para apoio ao planejamento urbano. |
Abstract: | Mapping and geoprocessing, especially the Geotechnical Cartography applied to Urban Planning, deal with issues related to the selection criteria of urban sites, susceptibility studies and analysis of risks of environmental impacts arising from urbanization or not, under a preventive and orientative approach. However, the time scale of geotechnical charts often does not follow the speed of territorial dynamics, in this sense, Remotely Aircraft (RPA), also known as Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) or popularly drones, are increasingly used in carrying out various types of activities, such as aerial and photogrammetric data acquisition and monitoring services. In this sense, the main hypothesis of this research is the possibility of improving the quality of geotechnical charts with gains in spatial and temporal detail using data obtained by aerial surveying with RPA, as well as data obtained by sensors on board satellite missions with the use of geospatial processing in a cloud-based platform and its application in the elaboration of land use and land use guidelines. In order to do so, the methodology adopted in the research seeks to comply with recent guidelines in accordance with the federal legislation on disaster prevention and control and territorial planning and is based on the work of established methodologies of National and International Geotechnical Cartography, using as innovation the use of data obtained by aerial surveying with RPA, use of geospatial processing in a cloud-based platform and integration with a system of quantitative risk analysis by rain-triggered slides. The results obtained include the methodological proposal elaborated and the resulting letters in each of the phases of the methodology, namely: Complementary Charts, Analytical Charts, Erosion Susceptibility Chart, Chart of Aptitude to Urbanization, Slip and Threat Menacing Chart and computational routines created to support urban planning |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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