Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu | - |
dc.contributor.author | Paula, Luciana Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T17:33:17Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11T17:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-30 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Luciana Dantas de. Diversidade e desconstrução de preconceitos: estudo de práticas decorrentes de projeto em Escola Pública do DF. 2019. xi, 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37066 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há muitos desafios presentes na prática educativa. Tais desafios são, frequentemente,
relacionais e envolvem a questão de preconceitos. Existem iniciativas que buscam formas de
transformar essa realidade e construir um ambiente mais acolhedor para os estudantes e todos
os membros da comunidade escolar. Assim, vale a pena investigar projetos que tenham a
intenção de promover o respeito e bem-estar na escola, assim como, descontruir preconceitos.
A partir da perspectiva da Psicologia Cultural, a presente pesquisa teve como objetivo
identificar e analisar conceitos, crenças, práticas culturais e práticas pedagógicas relacionadas
com a desconstrução de preconceitos com base no projeto X implementado em uma escola
pública de Ensino Fundamental II do DF. Foram adotados procedimentos de observação
participante, realizadas seis entrevistas individuais semi-estruturadas com gestores e
professores. Ao final foi realizado um grupo focal com uma turma de 25 alunos do 9º ano.
Alguns fatores de sucesso identificados foram: o engajamento e a motivação dos profissionais,
o apoio e suporte da equipe gestora e o reconhecimento da importância do diálogo ao tratar de
temas sensíveis como a violência doméstica, sexismo, racismo e LGBTfobia, que eram os
temas do projeto. Os profissionais se mostraram sensíveis às temáticas da diversidade e
bastante comprometidos a criar na escola um ambiente respeitoso em que os estudantes se
sintam seguros e pertencentes àquele local. Os alunos se mostraram dispostos e interessados
nos temas do projeto, pois tinham relação com suas vidas. Percebemos que as principais
dificuldades na manutenção do projeto foram: traduzir, na prática, as intenções dialógicas, lidar
com o quanto temas sensíveis mexem com valores e crenças pessoais (dos professores e
alunos), e motivar toda a equipe docente da escola em relação ao projeto. Identificamos que
oportunizar trocas verdadeiramente dialógicas é um caminho fértil para a desconstrução de
preconceitos, pois é por meio da reflexão e do diálogo que mobilizam os afetos humanos mais
profundos e podemos, assim, transformá-los. Ou seja, não bastam, apenas, aulas expositivas
para abordar os temas sensíveis que estão ligados à desconstrução de preconceitos. É preciso
pensar em metodologias dialógicas que conectem o que está sendo abordado com a realidade,
experiência e interesse dos alunos. Sabendo, portanto, das dificuldades inerentes às relações
humanas é que enfatizamos a importância de que os educadores tenham espaço para falar sobre
seus medos, angústias, frustrações, e, também, suas experiências de felicidade, orgulho e
sucesso. Precisamos, enquanto sociedade, investir no desenvolvimento de uma educação na
qual prevaleça o respeito às pessoas, sejam elas adultos, idosos, jovens ou crianças, pois assim
poderemos caminhar na direção de um projeto de sociedade mais justa e democrática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diversidade e desconstrução de preconceitos : estudo de práticas decorrentes de projeto em Escola Pública do DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preconceito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | There are many challenges present in educational practices, and such challenges are often
relational. It is extremely challenging, for teachers, to deal with situations of conflict and
violence in schools, especially because such situations are permeated by prejudices. There are
initiatives that try to find ways to transform this reality and build a safer, more welcoming
environment for students and all members of the school community. Thus, it is productive to
investigate how it has been for the members of such schools to experience projects that are
intended to promote respect and well-being among people, as well as to encourage the
deconstruction of prejudices. From the perspective of Cultural Psychology, the present research
had the objective of identifying and analyzing concepts, cultural and pedagogical practices
related to the deconstruction of prejudices based on the project X implemented in a public
school of Elementary Education in the Brazil’s Federal District. Participant observation
procedures were adopted to investigate activities related to project X; six semi-structured
individual interviews were conducted, two with school administrators, in charge of the project,
and four interviews with teachers; a focus group was also conducted with a class of 25 students
of the 9th grade. Some of the success factors we identified were: the engagement and
motivation of the professionals; the support the school staff, and the recognition of the
importance of dialogue in dealing with sensitive issues such as domestic violence, sexism,
racism and LGBTophobia, which were topics addressed by the project. Professionals revealed
to be sensitive to diversity issues and very committed to creating a respectful environment in
which students would feel safe and develop a sense of belonging. The students were willing
and interested in the project’s topics, because they were related to their lives. We noticed that
the main difficulties in maintaining the project were: to translate the dialogical intentions into
practices; to deal with sensitive subjects that affect personal values and beliefs (teachers’ and
students’); to motivate the whole teaching staff of the school in relation to the project. We
concluded that creating opportunities for truly dialogical exchanges is a fertile way to
deconstruct prejudices, because it is through reflection and dialogue that we mobilize our
deepest affections and transform them. That is, lectures are not enough to address those
sensitive issues linked to the deconstruction of prejudices. It is necessary to think of dialogical
methodologies that connect those topics with the reality, experience and interest of the students.
Knowing the inherent difficulties of human relationships, we emphasize the importance of
educators having a space to talk about their fears, anguishes, frustrations, as well as their
experiences of happiness, pride, and success. As a society, we need to invest in developing an
education in which respect for people prevails, be they adults, elderly, adolescents or children,
so that we can move towards a more just and democratic society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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