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Título: Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Sarmento, Camila da Silva
Orientador(es): Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
Assunto: Livros didáticos - língua portuguesa
Língua portuguesa - estudo e ensino
Glossário
Lexicologia
Data de publicação: 11-Mar-2020
Referência: SARMENTO, Camila da Silva. Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa: os anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa consistiu na investigação do tratamento dado ao léxico nos livros didáticos de Língua Portuguesa, referentes aos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A partir de estudos linguísticos que focam no léxico (BIDERMAN, 1978; ANTUNES, 2012 e BAGNO, 2007) e que propõem um projeto de estudo lexical adequado ao ensino da língua materna (ILARI, 2017; ANTUNES, 2012; BAGNO, 2007 e ZILLES E FARACO, 2015), buscou-se identificar as atividades voltadas ao vocabulário e observar como eram transmitidas aos estudantes, bem como averiguar a eficiência dos glossários ofertados juntamente aos textos nesses materiais. Num primeiro momento, foi realizada análise quantitativa das atividades lexicais a partir do corpus de duas coleções de livros didáticos (FIGUEIREDO et tal, 2012 e COSTA et tal, 2014), cada uma com quatro volumes. Em seguida, essa primeira análise foi estendida à verificação da qualidade desses exercícios com base nas rubricas de Ilari (2017), no programa de estudo do léxico de Antunes (2012) e no ensino variacional sugerido por Bagno (2007). Os glossários, um caso à parte nos LDs, passaram por averiguação qualitativa na qual se pontuou desde a forma ao conteúdo, norteando-se pelo estudo realizado por Carvalho (2012) juntamente com os referenciais teóricos já citados. Ao final desta pesquisa, ponderações foram feitas acerca das estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nas atividades lexicais, de quais tipos de rubricas foram mais ou menos empregadas, das relações semânticas por elas desenvolvidas, da relevância das informações constantes nos glossários e se a variação linguística foi ou não contemplada no ensino do léxico pelo livro didático. Esta dissertação, cujo teor voltou-se à aprendizagem dos conteúdos vocabulares ofertada nos LDs, denota a importância de o material didático, que se propõe ao ensino da língua materna, desenvolver amplo e adequado estudo do léxico, tendo em vista a necessidade desse saber linguístico na formação do aluno proficiente na leitura, na escrita, na oralidade e nos conhecimentos da língua, isto é, nos eixos de ensino.
Abstract: This research consisted in the investigation of the treatment given to the lexicon in the textbooks of Portuguese Language, referring to the final years of Elementary School, approved by the National Program of Didactic Book (PNLD). In this paper, we propose a lexical study that is adequate for the teaching of the mother tongue (ILARI, 2017, ANTUNES, 2012, BAGNO, 2007 and ZILLES And FARACO, 2015), we sought to identify vocabulary activities and observe how they were transmitted to students, as well as to ascertain the efficiency of the glossaries offered together with the texts in these materials. Firstly, a quantitative analysis of lexical activities was carried out from the corpus of two collections of textbooks (FIGUEIREDO et al, 2012 and COSTA et al, 2014), each with four volumes. Then, this first analysis was extended to verify the quality of these exercises based on the Ilari (2017), the Antunes lexicon (2012) and the variational teaching suggested by Bagno (2007). The glossaries, a separate case in LDs, underwent a qualitative inquiry in which it was punctuated from its form to its content, guided by the study carried out by Carvalho (2012) together with the theoretical references already mentioned. At the end of this research, we pondered on the teaching and learning strategies used in lexical activities, which types of rubrics were more or less employed, the semantic relations they developed, the relevance of the information contained in the glossaries, and whether linguistic variation was or was not contemplated in the teaching of the lexicon by the textbook. This dissertation, whose content turned to the learning of the vocabulary contents offered in LDs, denotes the importance of the didactic material, which proposes to the teaching of the mother tongue, to develop a broad and adequate study of the lexicon, considering the necessity of this linguistic knowledge in the the student's proficiency in reading, writing, speaking and knowledge of the language, that is, in the teaching areas.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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