Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37033
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ClaudiaReginaGurgeldeVasconcelosRincon.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação de professores para 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal
Autor(es): Rincon, Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Docentes
Professores - formação
Professores de ensino básico
Formação humanística
Data de publicação: 3-Mar-2020
Referência: RINCON, Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos. Formação de professores para 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal. 2019. 230 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho visa analisar como os cursos de formação para docência no 1º Ciclo do Ensino Básico têm se organizado nas universidades e institutos politécnicos portugueses, a fim de contribuir com algumas reflexões sobre a relação da formação docente nessa etapa de ensino com a necessidade de aquisição de competências voltadas para a atuação profissional. Para isso, a pesquisa buscou conhecer a forma de organização curricular e o espaço de autonomia dos cursos, bem como a percepção dos diretores/coordenadores em relação aos propósitos formativos a partir das orientações do Processo de Bolonha; identificar a concepção dos diretores/coordenadores dos cursos sobre as necessidades do professor do primeiro ciclo em relação à formação humanística; averiguar as diferenças e aproximações entre a formação humanística oferecida nos cursos politécnicos e nos cursos universitários; discutir em que sentido podemos aprender sobre a formação de professores para os anos iniciais no Brasil a partir do contexto formativo de Portugal. A metodologia utilizada foi a Educação Comparada na perspectiva da hermenêutica. Para atingir os objetivos da pesquisa, foram realizadas entrevistas com gestores de instituições de educação superior portuguesas e análise documental. Percebemos questões que precisam ser enfrentadas na formação docente nos cursos universitários e politécnicos portugueses, porém vários pontos observados nos permitiram apresentar algumas reflexões que podem contribuir na aprendizagem sobre o tema no contexo brasileiro.
Abstract: The present work aims to analyze how the training courses for teaching in the 1st Cycle of Basic Education have been organized in the Portuguese universities and polytechnical institutes, in order to contribute with some reflections on the relation of the teacher formation in this stage of education with the necessity of acquisition of competencies focused on professional performance. Thus, the research sought to know the curricular organization and the area of autonomy of the courses, as well as the perception of the directors/coordinators in relation to the formative purposes from the guidelines of the Bologna Process; to identify the design of the course directors/coordinators on the needs of the first cycle teacher in relation to humanistic training; to ascertain the differences and approximations between the offered humanistic training in the polytechnic courses and in university courses; to discuss in what sense we can learn about teacher education for the initial years in Brazil from the formative context of Portugal. The used methodology was the Comparative Education in the perspective of hermeneutics. To reach the research objectives, interviews with managers of Portuguese undergraduate and graduate institutions and documentary analysis were carried out. We perceived issues that need to be faced in teacher training in Portuguese universities and polytechnic courses, but several points have allowed us to present some reflections that may contribute in the learning on the subject under the Brazilian context.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.