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Título: Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
Autor(es): Oliveira, Luciana Caldeira de
Orientador(es): Moura Filho, Augusto César Luitgards
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem - avaliação
Língua estrangeira - estudo e ensino
Data de publicação: 28-Fev-2020
Referência: OLIVEIRA, Luciana Caldeira de. Um outro olhar: as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil. 2019. xvii, 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa descrita nesta dissertação mostra um estudo das estratégias de aprendizagem como um dos fatores que influenciam a experiência do aprendiz de línguas, revela a estreita relação entre o uso das estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia e lança um olhar sobre o papel do professor no desenvolvimento do aprendiz para o uso das estratégias. Para alcançar tais objetivos, a pesquisadora entrou no campo de pesquisa, uma escola pública de línguas de uma Região Administrativa de Brasília, onde encontrou estudantes pertencentes às classes sociais B e C, com idades entre 14 e 16 anos, e, em geral, no terceiro ano de curso. Este é um estudo de cunho etnográfico e, para registro das informações, foram observadas aulas durante um semestre letivo, vários alunos foram entrevistados, o Inventário de Estratégias de Aprendizagem de Línguas – IEAL de Oxford (1990) foi aplicado, além de outros questionários mais curtos sobre aspectos sociais e de acesso a tecnologias, motivação e manutenção da atenção durante as aulas, a pesquisadora desenvolveu ainda, uma atividade de leitura para observar aspectos e estratégias mais específicas. A base teórica é formada principalmente pelos seguintes estudiosos da Linguística Aplicada: De Bot (2006), Brown (2001), Ellis (1997, 1999), Griffiths (2004, 2008), Macaro (2001), Oxford (1990, 2003, 2017), Lightbow e Spada (2006), entre outros. Os resultados indicam que os aprendizes, em sua maioria utilizam estratégias diretas (memória, cognitivas e de compensação) e indiretas (metacognitivas, afetivas e sociais), todas as categorias foram contempladas nos dados colhidos, embora muitas estratégias específicas não tenham sido observadas. Os dados também mostram que os aprendizes que mais usam estratégias são, em geral, os mais autônomos e que, portanto, elas são um importante fator a ser promovido em sala de aula para melhorar a aprendizagem.
Abstract: The research described in this dissertation shows a study of the learning strategies as one of the factors that influence the student language learning experience, it reveals the strict relationship between the use of strategies and the development of autonomy, and it also takes a look at the role of the teacher in the development of the learner to use strategies. To reach these goals, the researcher entered the research field, a public school of languages in an administrative region of Brasília where she met students from the social classes B and C, aged between 14 and 16, and in general in their third year of language studies. This is an ethnographic study and to register the information, the classes in a school semester were observed, some of the students were interviewed, the Language Learning Strategies Inventory was applied, besides other shorter forms about students social context and access to technologies, motivation and attention monitoring, the researcher developed a reading activity to observe specific aspects and strategies as well. The theoretic fundaments are composed mainly by the following Applied Linguistic researchers: De Bot (2006), Brown (2001), Ellis (1997, 1999), Griffiths (2004, 2008), Macaro (2001), Oxford (1990, 2003, 2017), Lightbow e Spada (2006), among others. The results indicate that most learners use direct (memory, cognitive and compensation) and indirect (metacognitive, affective and social) strategies, all these categories were covered by the data collected, although many specific strategies could not be observed. The data also shows that, the learners that use strategies more often, are the most autonomous ones, and so learning strategies are an important factor to be promoted in the classroom to improve the learning of a foreign language.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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