Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Paula, Isabel de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-21T23:22:17Z | - |
dc.date.available | 2020-02-21T23:22:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-09 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Isabel de Freitas. Santos cidade criativa do cinema: a experiência de (trans)formação urbana e cidadã do Cinescola Querô. 2019. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36981 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação consiste em um estudo de caso sobre a experiência do Cinescola Querô,
na Região do Mercado Central de Santos (SP), área de alta vulnerabilidade social e degradação
urbana, a fim de investigar como a cultura e a criatividade, no campo do audiovisual, podem
impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável em uma cidade membro da Rede de Cidades
Criativas da UNESCO (RCCU) – UNESCO Creative Cities Network (UCCN). O estudo de caso
analisa a implementação do projeto Cinescola Querô, iniciativa central do Plano de Ação 2016-
2019 apresentado pela Prefeitura de Santos para ingresso na RCCU, em 2015, como Cidade
Criativa do Cinema. Busca-se compreender o papel da escola de cinema da periferia para a
formação cidadã e profissional de jovens de baixa renda, acesso ao mercado de trabalho e sua
relação com as mudanças urbanas no centro degradado. Para tanto, o trabalho envolve uma
abordagem qualitativa, a partir do levantamento de bibliografia e referências teóricas sobre
cultura, desenvolvimento e economia criativa, bem como da análise de documentos e realização
de entrevistas com a comunidade do Cinescola Querô e gestores públicos. A pesquisa conclui
que o Cinescola Querô, transformado em política pública municipal, teve impactos
significativos na formação e na profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade,
contribuindo para uma cidade mais inclusiva e humana. Sugere, dessa forma, um conceito mais
amplo de cidade criativa, que vai além de uma visão restritiva associada à economia e à
criatividade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Santos cidade criativa do cinema : a experiência de (trans)formação urbana e cidadã do Cinescola Querô | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | São Paulo (SP) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento urbano sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede de Cidades Criativas da UNESCO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia criativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation consists of a case study about the experience of Cinescola Querô in the Central
Market Region of Santos (SP), an area of high social vulnerability and urban degradation, with
the aim to investigate how culture and creativity, in the audiovisual field, can contribute to
promoting sustainable urban development in a city that is a member of the UNESCO Creative
Cities Network (UCCN). The case study analyzes the implementation of the project Cinescola
Querô, a key-initiative of the 2016-2019 Action Plan presented by Santos City Hall to join the
UCCN in 2015 as a UNESCO Creative City of Film. It seeks to understand the role of the
cinema school in Santos’ periphery in the training of low-income young people to become
citizens and professionals, their integration into the labor market and its relationship with urban
changes in the degraded city center. For this analysis, the research involves a qualitative
approach, based on the bibliographical and theoretical references on culture, development and
creative economy as well as document analysis and interviews with the community of Cinescola
Querô and public managers. The study concludes that Cinescola Querô, transformed into
municipal public policy, had significant impacts on the training and qualification of vulnerable
young people, contributing to a more inclusive and humane city. It thus suggests a broader
concept of the creative city, which goes farther beyond a restrictive view associated with
economy and creativity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|