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Título: Intersetorialidade nas atividades de estimulação precoce de crianças com síndrome congênita por zika no Distrito Federal
Outros títulos: Intersectionality in activities of early stimulation of children with congenital syndrome by zika in the Federal District
Autor(es): Bezerra, Amarílis Bahia
Rudy, Julia Taveira
Gurgel, Helen da Costa
Araújo, Wildo Navegantes de
Assunto: Zika vírus
Estimulação precoce (Educação)
Data de publicação: Jun-2019
Referência: BEZERRA, Amarílis Bahia et al. Intersetorialidade nas atividades de estimulação precoce de crianças com síndrome congênita por zika no Distrito Federal. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 9., 2019, Blumenau – SC.
Resumo: Após a rápida disseminação do Zika vírus no Brasil e as consequências que esse vírus causou nos últimos anos, principalmente em mães e bebês, foi retomada a discussão sobre a importância das atividades de estimulação precoce. Nesse contexto, destaca-se a importância dos documentos orientadores e da intersetorialidade no atendimento e reabilitação das crianças acometidas pelo vírus. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo descrever a intersetorialidade presentes nos documentos oficiais e nas práticas dos setores envolvidos nas atividades de estimulação precoce, no contexto da Síndrome Congênita provocada pelo Zika vírus no Distrito Federal. Por se tratar de um trabalho descritivo, ele é desenvolvido a partir da análise de conteúdo das entrevistas feitas com 3 profissionais do setor da saúde e 3 profissionais do setor da educação. A seleção de entrevistados foi feita a partir da amostragem bola de neve, ou seja, por referências e indicações, já que o acesso a esses profissionais é limitado. Após a análise, verificou-se que não existe uma articulação bem estabelecida entre a saúde e a educação no Distrito Federal para o desenvolvimento das atividades de estimulação precoce, sendo a ocorrência desta ainda informal. Desse modo, evidencia-se a importância do desenvolvimento de políticas públicas que oriente as práticas dos serviços e dos profissionais de forma intersetorial.
Abstract: After the rapid spread of the Zika virus in Brazil and the consequences that this virus caused, especially in the health and development of children, the discussion about the importance of early stimulation activities was resumed. In this context, the importance of the guiding documents and the intersectionality in the care and rehabilitation of the children affected by the virus are highlighted. Therefore, this article aims to describe the intersectionality present in the official documents and practices of the sectors involved in the activities of early stimulation, in the context of the Congenital Syndrome caused by the Zika virus in the Federal District. Because it is a descriptive work, it is developed from the content analysis of the interviews made with 3 health professionals and 3 professionals in the education sector. The selection of interviewees was made from snowball sampling, that is, by references and indications, since access to these professionals is limited. After the analysis, it was verified that there is no well-established articulation between health and education in the Federal District for the development of early stimulation activities, and the occurrence of this is still informal. Thus, it is evident the importance of the development of public policies that orient the practices of the services and of the professionals in intersectoral form.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Licença: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Helen da Costa Gurgel, em 17 de fevereiro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
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