Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36955
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CalinePatríciadaSilvaMenezes.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinho, Danilo Batista-
dc.contributor.authorMenezes, Caline Patrícia da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-19T21:18:11Z-
dc.date.available2020-02-19T21:18:11Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.date.submitted2019-07-31-
dc.identifier.citationMENEZES, Caline Patrícia da Silva. Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA. 2019. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36955-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste Trabalho de Conclusão de Mestrado, propõe-se uma Sequência Didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretende-se apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos fungos e sua interação com o universo vivo, que pode ser examinada pelo viés científico, tecnológico, econômico, social e ambiental. Os estudos em Biologia privilegiam, muitas vezes, a memorização de conceitos e nomenclaturas, o que inviabiliza análises e reflexões que o estudante pode desenvolver a respeito da dinâmica da ciência e da natureza. O uso da Sequência Didática pode oferecer benefícios àqueles que participam do processo de ensino e aprendizagem, pois ela é um instrumento de ensino que integra um conteúdo de qualidade, planejado e elaborado com o intuito de despertar nos estudantes imaginação, criatividade e potencial de investigação, além de promover o letramento e a autonomia científica. De maneira associada, a abordagem CTSA oportuniza o desenvolvimento da aprendizagem correlacionando fatores éticos, sócio-políticos, tecnológicos e relacionados ao ambiente e sua sustentabilidade. Como propósito, este trabalho intenciona sugerir situações para que professores e estudantes desenvolvam, nas aulas sobre o conteúdo de fungos, questionamentos, soluções e o potencial da tomada de decisões importantes para uma sociedade ética, responsável ambiental e socialmente e comprometida com o mundo vivo e o futuro do planeta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.subject.keywordConhecimento científicopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.description.abstract1In this Master's Dissertation, a Teaching Sequence is proposed for the teaching of fungi under the CTSA perspective directed to teachers of Biology of the Secondary School. It is intended to present proposals for reflections and pedagogical practices that help the teacher to mediate the construction of students' scientific knowledge about fungi and their interaction with the living universe, which can be examined by the scientific, technological, economic, social and environmental bias. In many cases, Biology studies privileges memory retention of nomenclature and concepts, making analysis and reflections unviable for the student’s development regarding science and nature’s dynamics. The use of the Didactic Sequence can offer benefits to those who participate in the teaching and learning process, since it is a teaching instrument that integrates quality content, planned and elaborated with the purpose of awakening in the students imagination, creativity and research potential, besides promoting literacy and scientific autonomy. In an associated way, the CTSA approach facilitates the development of learning by correlating ethical, socio-political, technological and environmental factors and their sustainability. As a purpose, this paper intends to suggest situations for teachers and students to develop, in the classes about fungi content, questionings, solutions and the potential of important decisions for an ethical society, responsible environmentally and socially and committed to the living world and the future of the planet.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.