Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36953
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_SilviaHelenaBelminoFreitas.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
8,58 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Title: A tradição na modernidade ou a (re) significação imagética do Ceará contemporâneo: a propaganda turística dos governos mudancistas (1987-1994)
Authors: Freitas, Sílvia Helena Belmino
Orientador(es):: Barbalho, Alexandre de Almeida
Assunto:: Propaganda
Comunicação e cultura
Turismo - Ceará (CE)
Issue Date: 18-Feb-2020
Citation: FREITAS, Sílvia Helena Belmino. A tradição na modernidade ou a (re) significação imagética do Ceará contemporâneo: a propaganda turística dos governos mudancistas (1987-1994). 2011. 288 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Este trabalho investiga o processo comunicativo que gerou a (re) significação da imagem do Ceará para o restante do país no período entre 1987 a 1994 pelo projeto mudancista. Nesta pesquisa demonstrou-se que a nova imagem do Ceará foi uma transposição da ―modernização‖ do estado, construída simbolicamente com o apoio da propaganda, das divulgações das ações políticas/administrativas, dos produtos culturais e do marketing para o turismo. Em um contexto político-econômico que privilegia essas atividades, consolidam-se, a partir dos anos 1980, as transformações das particularidades climáticas e culturais em atrativos turísticos. Como arcabouço teórico procurou-se estabelecer uma interface entre comunicação, marketing e destino turístico sob a ótica sócio histórica em um método pautado na desconstrução e construção de novos sentidos. Considerou-se aqui a propaganda como foco principal deste processo de construção de identidade marca (Ceará Produto Turístico); e esta como um processo constitutivo de certas práticas culturais, onde a criação de um imaginário envolve a produção de uma nova matriz discursiva.
Abstract: This work investigates the communicative process, from 1987 to 1994, that generated the (re) signification of the image of Ceará for the rest of the country through what has been called the changing project. This research has demonstrated that new image of Ceará was a transposition of "modernization‖ of the state, symbolically constructed with support from the advertisement, the disclosure of political administrative actions, cultural products and marketing for tourism. In the 1980s - a political and economic context that privileged these activities – start to consolidate changes in the tourist attractions based on the peculiar climate and cultural attractions. As a theoretical framework the research project intends to establish an interface between communication, marketing and tourism destination in the socio-historic perspective on a method founded on the deconstruction and construction of new meanings. We considered here the propaganda as the main focus of this process of creating a brand identity (Ceara Tourist Product), and this process as a constituent of certain cultural practices, where the creation of an imaginary involves the production of a new discursive matrix.
Résumé: Ce travail analyse le processus communicatif qui a généré la (re)signification de l´image du Ceará pour le reste du pays, durant la période de 1987 à 1994, au travers du projet du « gouvernement des changements». Dans cette recherche, on démontre que la nouvelle image du Ceará fût une transposition de la « modernisation » de l´état, construite symboliquement avec l'appui de la publicité, des divulgations des actions politiques/administratives, des produits culturels et du marketing pour le tourisme. Dans un contexte politico-économique qui privilégie ces activités, se consolident, à partir des années 1980, les transformations des particularités climatiques et culturelles en attraits touristiques. Comme dispositif théorique, on a cherché à établir une interface entre communication, marketing et destination touristique dans une optique socio-historique, en une méthode basée sur la déconstruction et la construction de nouveaux sens. On considère ici la publicité comme vecteur principal de ce processus de construction de l'identité marque (Ceará Produit Touristique) ; et celle-ci comme un processus constitutif de certaines pratiques culturelles, où la création d'un imaginaire mobilise la production d´une nouvelle matrice discursive.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2011
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36953/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.