Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36937
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FranciscoCarmodeCastroJúnior.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O uso de tablets nas aulas de Música do Ensino Médio : um estudo com quatro professores de escolas da rede privada de Brasília
Autor(es): Castro Júnior, Francisco Carmo de
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Música - instrução e estudo
Tablets
Tecnologia digital
Tecnologia educacional
Ensino médio - métodos de ensino
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: CASTRO JÚNIOR, Francisco Carmo de. O uso de tablets nas aulas de Música do Ensino Médio: um estudo com quatro professores de escolas da rede privada de Brasília. 2019. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar como se dá o uso de tablets, por quatro professores, como ferramenta da tecnologia digital nas aulas de música do Ensino Médio em escolas da rede privada de Brasília, Distrito Federal. É sabido que o desenvolvimento tecnológico digital está cada dia mais presente na escola e nos processos que permeiam o ensino e a aprendizagem. Ponderando tais questões junto às pesquisas estatísticas advindas do Comitê Gestor da Internet no Brasil no último quadriênio, a utilização de tablets e dispositivos móveis nas escolas públicas e privadas vêm aumentando a cada ano no Brasil. As tecnologias digitais em música e suas pesquisas científicas também vêm crescendo progressivamente. Em contraponto, é possível perceber que as pesquisas em música no trato da utilização do tablet nas aulas de música do Ensino Médio são escassas. A abordagem da metodologia aqui empreendida foi de cunho qualitativo, isto é, com o emprego de aspectos da pesquisa bibliográfica, questionário, além do estudo de entrevistas, com a realidade a ser pesquisada de quatro professores de música da região, com vistas a verificar as possibilidades, perspectivas e considerações, com o desígnio de elucidar tais questões. Como resultados, foi possível perceber uma crescente utilização das tecnologias digitais móveis nas aulas de música do Ensino Médio da rede privada de Brasília, juntamente com o aumento da busca por novos aplicativos que possam subsidiar o uso do tablet, que vem se destacando como ferramenta importante na educação musical. Considerando ainda que o uso adequado, supervisionado e orientado de tablets e outros dispositivos móveis pode inovar tais práticas, buscando alcançar o que se espera do professor em um mundo que predominam as tecnologias ao alcance de todos, tendo um mediador de aprendizagens que, por conseguinte, atento à evolução contínua, proporciona aos alunos o desejo de aprender cada vez mais.
Abstract: The present study had as objective to verify how the use of tablets, by four teachers, as a tool of the digital technology in the classes of music of the High School in schools of the private network of Brasília, Federal District. It is known that digital technological development is increasingly present in school and in the processes that permeate teaching and learning. Weighing these questions together with the statistical surveys coming from the Internet Management Committee in Brazil in the last four years, the use of tablets and mobile devices in public and private schools is increasing every year in Brazil. Digital technologies in music and its scientific researches have also been growing progressively. In contrast, it is possible to notice that the researches in music in the treatment of the use of the tablet in the classes of music of High School are scarce. The methodology used here was qualitative, that is to say, with the use of aspects of bibliographic research, a questionnaire, as well as the study of interviews, with the reality to be researched by four music teachers from the region, with a view to verifying the possibilities, perspectives and considerations, with the purpose of elucidating such questions. As a result, it was possible to perceive a growing use of mobile digital technologies in the high school music classes of the private network of Brasília, together with the increase in the search for new applications that can subsidize the use of the tablet, which has been highlighted as an important tool in music education. Considering also that the appropriate, supervised and guided use of tablets and other mobile devices can innovate such practices, seeking to achieve what is expected of the teacher in a world that dominates the technologies available to all, having a mediator of learning that, consequently, attentive to continuous evolution, gives students the desire to learn more and more.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.