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Título: Os sentidos do trabalho docente constituídos a partir da carreira segundo professores de Geografia da rede pública do Distrito Federal
Autor(es): França, Frederico Guilherme Campos de
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Trabalho docente
Carreiras
Geografia - estudo e ensino
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: FRANÇA, Frederico Guilherme Campos de. Os sentidos do trabalho docente constituídos a partir da carreira segundo professores de Geografia da rede pública do Distrito Federal. 2019. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Faz parte, ainda, do âmbito das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Partimos da questão a respeito da forma como os professores de geografia da rede pública do Distrito Federal atribuem sentidos e significados ao seu trabalho docente, calcados pela temporalidade da carreira e seus condicionantes ao longo do percurso profissional. Desse modo, o objetivo geral foi encontrar a maneira como tais professores se engendram dentro da carreira, analisando os sentidos e significados do trabalho por eles atribuídos. Diante dessas indagações, ouvimos através de entrevistas semiestruturadas, quinze professores efetivos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e de suas falas buscamos os núcleos de significação - método de análise da psicologia sócio-histórica, com base nos estudos de Aguiar e Ozella (2006, 2013). Procedemos análises teóricas das marcas do trabalho docente e da carreira, adentrando também nas teorias que afirmam a existência de um ciclo de vida profissional ocorrendo na docência, com destaque para o que foi teorizado por Michael Huberman (2000), embora outros autores também apresentem suas proposições da forma como o ciclo de profissional aconteceria. Tendo chegado a cinco núcleos de significação, a saber: “Constituição histórica do ser professor”; “Contradições da formação e do trabalho docente”; “Realização / Estranhamento no trabalho docente”; “Temporalidade e o fazer-se professor” e “Mediações sobre a carreira docente na SEEDF”, nossa pesquisa apresenta a constituição de sentidos e significados pelos professores em diferentes momentos na carreira. Tomando-os como homens historicamente situados, envoltos em contextos sociais, econômicos, políticos e culturais que interagem com suas maneiras de enxergarem a si próprios, o trabalho que realizam e o mundo que os circunda, buscamos compreender o fenômeno levando em conta as suas múltiplas determinações.
Abstract: The present research is inserted in the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University of Brasília in the line of research on Teaching Profession, Curriculum and Evaluation. It is also part of the scope of research carried out by the Study Group and Research on Teacher Training and Performance (GEPFAPe). We started from the question about the way the teachers of geography of the public of the Federal District attribute senses and meanings to their teaching work, based on the temporality of the career and its determinants along the professional path. This way, the general objective was to find out how these teachers engender themselves within the career, analyzing the senses and meanings to the work they assigned themselves. In the face of these inquiries, we heard through fifteen semi-structured interviews, fifteen faculty members of the State Department of Education of the Federal District, and from their speeches we searched for the nuclei of meaning - method of analysis of sociohistorical psychology, based on studies by Aguiar and Ozella (2006, 2013). We conducted theoretical analyses of the marks of teaching and career work, also entering into theories that affirm the existence of a professional life cycle occurring in teaching, especially to what was theorized by Michael Huberman (2000), although other authors also present their propositions of how the professional cycle would take place. Having reached five nuclei of meaning, namely: "Historical constitution of being a teacher"; "Contradictions of training and teaching work"; “Fulfillment / Strangeness in the teaching work"; "Temporality and becoming a teacher" and "Mediation on the teaching career in SEEDF", our research presents the constitution of senses and meanings by teachers at different times in the career. Taking them as historically situated men, wrapped in social, economic, political and cultural contexts that interact with their ways of seeing themselves, the work they do and the world around them, we seek to understand the phenomenon taking into account their multiple determinations.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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