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Título: Indústria da moda e questões socioambientais : uma análise sobre o posicionamento do consumidor nas redes sociais
Autor(es): Santos, Palloma Rodrigues Gomes
Orientador(es): Queiroz, Shirley Gomes
Assunto: Moda - história
Indústria da moda
Tecnologias de informação e comunicação
Redes sociais
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: SANTOS, Palloma Rodrigues Gomes. Indústria da moda e questões socioambientais: uma análise sobre o posicionamento do consumidor nas redes sociais. 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Ao longo da história, é possível perceber as transformações nos modos de produção na indústria da moda e concomitantemente no comportamento do de seus consumidores, sendo este um processo complexo que pode ser intermediado por mudanças tecnológicas e socioculturais. Partindo dessa visão, foi investigado se, na atualidade, com as novas tecnologias de informação e de comunicação, em específico as redes sociais, os consumidores utilizam tais ferramentas para questionar as marcas de moda sobre pautas socioambientais e se diante dessa ação pode-se influenciar os processos de produção da indústria da moda. O estudo compreende duas etapas teóricas elaboradas através de pesquisa bibliográfica e documental. Na primeira etapa é feita uma abordagem histórica que trata das transformações na indústria da moda, desde o seu surgimento até o início dos anos 2000, relacionadas a mudanças socioculturais e tecnológicas. Na segunda etapa é feito um panorama sociocultural e socioambiental da contemporaneidade relacionando as novas tecnologias de informação e comunicação, a sociedade em rede e a cultura do consumo. A terceira etapa compreende as análises de conteúdo e discurso nos comentários de consumidores na rede social Instagram, além de entrevista semiestruturada offline com consumidores de marcas de fast fashion, para responder as problemáticas inicialmente apresentadas nesta pesquisa. A partir da análise dos conteúdos obtidos, pôde-se chegar à conclusão de que uma pequena parte dos consumidores questiona as marcas sobre pautas socioambientais no cotidiano. Entretanto, percebe-se uma agitação nas redes sociais quando surgem notícias na mídia tradicional a respeito de más práticas das empresas, e nessa situação, foi possível observar uma evolução na argumentação dos consumidores ao longo do tempo. Pode-se pontuar que, apesar de não serem levantados problemas sobre questões socioambientais, quando o consumidor se posiciona frente às marcas para pressioná-las a respeito de algum problema, a marca precisa responder, seja explicando a situação ou retirando os produtos de circulação.
Abstract: Throughout history, it is possible to perceive the changes in the modes of production in the fashion industry and at the same time in the behavior of its costumers, which is a complex process that can be mediated by technological and sociocultural changes. From this point of view, it was investigated if, today, with new information and communication technologies, specifically social networks, costumers use such tools to question the fashion brands about social and environmental guidelines and if this action can influence the production processes of the fashion industry. The study comprises two theoretical steps elaborated through bibliographic and documentary research. In the first stage a historical approach is taken that deals with the transformations in the fashion industry, since its emergence until the early 2000s, related to sociocultural and technological changes. In the second stage, a sociocultural and socioenvironmental panorama of the contemporary world is presented, relating the new information and communication technologies, the network society and the consumer culture. The third stage comprises content and discourse analysis on consumer comments on the Instagram social network, as well as an offline semi-structured interview with consumers of fast fashion brands, to answer the problems initially presented in this research. From the analysis of the contents obtained, it could be concluded that a small part of consumers question the brands about social and environmental guidelines in daily life. However, there is a wave in social networks when news in the traditional media about corporate bad practices emerges, and in this situation, it was possible to observe an evolution in the argument of consumers over time. It can be pointed out that, although no problems are raised about social and environmental issues, when the consumer stands in front of brands to pressure them about a problem, the brand needs to respond, either by explaining the situation or removing the products from circulation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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