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Título: Caminhos sustentáveis para o tratamento de águas residuais no contexto escolar : proposta implantada no Centro Educacional Myriam Ervilha -DF
Autor(es): Moura, Simone Silva Campos de
Orientador(es): Fonseca, Claudia Padovesi
Assunto: Educação ambiental - Brasil
Águas residuais
Escolas sustentáveis
Sustentabilidade ambiental
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: MOURA, Simone Silva Campos de. Caminhos sustentáveis para o tratamento de águas residuais no contexto escolar: proposta implantada no Centro Educacional Myriam Ervilha -DF. 2019.74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os inúmeros problemas ambientais resultantes da ação humana impulsionaram reflexões sobre a Educação Ambiental (EA) como processo de transformação, que deve ser promovida no ambiente escolar. Novas propostas educacionais voltadas à qualidade de vida socioambiental são ferramentas importantes que favorecem grandes mudanças. O presente projeto aponta o saneamento ecológico como um caminho possível para harmonia entre meio ambiente e urbanização com o objetivo de desenvolver no Centro Educacional Myriam Ervilha, práticas sustentáveis quanto ao destino e tratamento adequados das águas residuais de uso doméstico. A escola está localizada no Setor Habitacional Água Quente, um assentamento precário em infraestrutura e saneamento básico. Onde as suas fossas residenciais extravasam, com possiblidades de contaminação do solo e das águas. Considerando que a transição para a sustentabilidade nas escolas acontece a partir de três dimensões inter-relacionadas, sendo gestão, espaço físico e currículo, buscou-se parcerias na comunidade escolar em conciliação com gestores e docentes, modificar o espaço físico do ambiente escolar com a construção de um Tanque de evapotranspiração (TEVAP) para tratamento de águas negras e elaborar um Programa de Educação Ambiental com ênfase em Escolas Sustentáveis. O instrumento utilizado para avaliação foi a Matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola. Os resultados revelaram que escolas incubadoras de mudanças são possíveis através do envolvimento e mobilização da comunidade escolar na busca de práticas sustentáveis.
Abstract: The innumerable environmental problems came from human action that stimulated reflections on Environmental Education (EE) as a transformational process, which should be promoted in the school environment. New educational proposals focused on socio-environmental quality of life, they are important tools that bring great changes. This project points to ecological sanitation as a possible way to harmonize environment and urbanization; and it aims to develop sustainable practices in Myriam Ervilha school regarding the proper destination and treatment of domestic wastewater. The school is located in Setor Habitacional Água Quente, a precarious settlement with not good infrastructure and basic sanitation. The sumps overflow in this area and they can contaminate soil and water. Considering the transition to sustainability in schools happens from three interrelated dimensions: management, physical space and curriculum, we sought partnerships in the school community in conciliation with managers and teachers. Together we can modify the physical space of the school environment with the construction of an Evapotranspiration Tank (EVAPT) for the treatment of wastewater; and we can elaborate an Environmental Educational Program focusing on Sustainable Schools. The instrument used for evaluation was the Matrix of environmental educational indicators for the evaluation of socio-environmental sustainability in the school. The outcomes revealed that schools of incubated changes are possible through the school community‟s involvement and mobilization in the search for sustainable practices.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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