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Título: Colonialidades e descolonialidades de saberes em direitos humanos para pessoas com deficiência : memórias da cooperação internacional Brasil-África
Autor(es): Moreira, Ana Luísa Coelho
Orientador(es): Campos, Rodrigo Pires de
Assunto: Cooperação internacional
Direitos humanos
África
Pessoas com deficiência
Data de publicação: 12-Fev-2020
Referência: MOREIRA, Ana Luísa Coelho. Colonialidades e descolonialidades de saberes em direitos humanos para pessoas com deficiência: memórias da cooperação internacional Brasil-África. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os direitos humanos em África se apresentam, em certos momentos, como narrativa controversa e ambígua, sobretudo no que se refere ao distanciamento entre o local e o universal. Até que ponto as normativas e os discursos oficiais vão ao encontro das principais demandas pelos direitos humanos nos diversos espaços de cooperação internacional em África? Em que medida as singularidades dos povos e nações africanas são consideradas e debatidas frente à universalidade outorgada pelos preceitos dos direitos humanos? O presente trabalho tem como objetivo discutir colonialidades e descolonialidades de conhecimentos e de saberes em direitos humanos para as pessoas com deficiência, a partir de memórias da cooperação internacional entre Brasil e Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A enunciação dos direitos humanos perpassa pelos pilares instituídos internacionalmente, cujo legado se firmou por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, através da qual foram consolidadas influências hegemônicas da modernidade em patamares homogênicos de humanidade. Esses patamares acabam, por vezes, sendo espelhados em processos de cooperação internacional entre Brasil e países de África, cujos direitos e normativas universais ganham mais escala que os sujeitos e seus saberes singulares na busca pelos seus direitos. Neste sentido, enfrentar paradigmas que perpetuam a ótica da universalização, de modo a promover possibilidades de desconstrução e ressignificação, torna-se um desafio no âmbito da cooperação internacional brasileira em direitos humanos para pessoas com deficiência. As memórias vividas no Projeto permitiram perceber que a produção de conhecimentos e saberes vai muito além de documentos oficiais e protocolos, uma vez que cada localidade apresenta narrativas próprias que são dinâmicas e por vezes contraditórias dentro do universo da colonialidade e descolonialidade.
Abstract: Human rights in Africa presents, at certain moments, as a controversial and ambiguous narrative particularly when it concerns to the distance between the local and the universal. To what extent the regulations and the official speeches will meet the main demands for human rights in diverse areas of international cooperation in Africa? How much local singularities are considered and discussed in of the universality bestowed by the precepts of human rights? The current paper has as objective to discuss coloniality and decoloniality of knowledge and theoretical understanding in human rights for people with disabilities, starting from memories experienced in international cooperation project between Brazil and Cape Verde, Mozambique and São Tomé and Príncipe. The enunciation of human rights permeates by pillars imposed internationally, whose legacy has established itself by means of the Universal Declaration of Human Rights in 1948, through which were consolidated hegemonic influences of modernity at homogenous levels of humanity. These steps are sometimes being mirrored in processes of international cooperation between Brazil and African countries, whose rights and universal normative earn more importance than the individuals and their knowledge in pursuit of their rights. Likewise, face paradigms that perpetuate the perspective of universality in order to promote possibilities of deconstruction and resignification, becomes a challenge in the context of international cooperation in human rights for people with disabilities. The memories lived in the project have to realize that the production of knowledge and knowledge run far beyond official documents and protocols, since each site has its own narratives that are dynamic and sometimes contradictory within the universe of coloniality and decolonility.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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