http://repositorio.unb.br/handle/10482/36891
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_HelmaCostadosSantos.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Entre olhares e combinados : a narrativa de crianças brincantes no espaço-tempo da escola |
Autor(es): | Santos, Helma Costa dos |
Orientador(es): | Fernandes, Maria Lídia Bueno |
Assunto: | Aprendizagem lúdica Infância Crianças Escolas |
Data de publicação: | 11-Fev-2020 |
Data de defesa: | 18-Jun-2019 |
Referência: | SANTOS, Helma Costa dos. Entre olhares e combinados: a narrativa de crianças brincantes no espaço-tempo da escola. 2019. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta dissertação sustenta-se no pressuposto de que as ações infantis, especialmente o brincar, dizem muito da vida das crianças em seus espaços vivenciais. Traçou-se, como objetivo geral deste estudo, compreender o brincar das crianças do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Classe Aspalha a partir da análise de suas ações e narrativas brincantes expressas nos espaços-tempos dessa escola. Investigaram-se os espaços-tempos utilizados pelas crianças nas suas brincadeiras, as peculiaridades envolvidas na formação dos grupos de brincantes e as correlações existentes entre o brincar dentro e fora do ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica cujas coletas de dados foram feitas em conjunto com as crianças da turma 1°A, a partir da escuta minuciosa de suas vozes e participação horizontalizada nas suas brincadeiras, tendo como compromisso a ética com os/as narradores/as brincantes. A base teórica foi ancorada nos postulados dos estudos sociais, buscando dialogar com a Geografia (FERNANDES 2016, 2018, 2019; LOPES 2008, 2013, 2019) e Sociologia das infâncias (BROUGÈRE 2000, 2015; CORSARO 2002, 2005; SARMENTO, 2004, 2011). As análises foram construídas com a contribuição de outros campos do conhecimento e com a teoria histórico-cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010). Os achados indicam que as crianças, por meio de suas ações brincantes, forjam seus espaços-tempos de brincar algumas vezes enfrentando os limites que lhes são colocados, outras vezes (re)elaborando espaços dados em territórios próprios para brincar. Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir para modificação do caráter utilitário e desenvolvimentista que tem sequestrado o conceito de ludicidade. |
Abstract: | This thesis is driven by the assumption that children's actions, especially playing, say much about their lives in their experiential space. The general objective of this study was to understand the playing of the children of Escola Classe Aspalha - 1st year of elementary school, based on the analysis of their actions and narratives, which are expressed in the space-time of this school. Therefore, some factors were investigated: the spaces/times used by the children in their games, the peculiarities involved in the formation of groups of players and the correlations between playing inside and outside the school environment. A qualitative research with ethnographic inspiration has been done; data collection was done together with the children of the 1st grade group, from the close listening of their voices and horizontal participation in their games, with ethical commitment to the children narrators/players. The theoretical basis was anchored in the postulates of the Geography (FERNANDES 2016, 2018, 2019; LOPES 2008, 2013, 2019) and Sociology (BROUGÈRE 2000, 2015; CORSARO 2002, 2005; SARMENTO, 2004, 2011,) with the contribution of other fields of knowledge and with historical-cultural theory (VIGOTSKI, 2009, 2010). The findings, among other elements, indicate that children, through their playful actions, forge their playing spaces/times sometimes facing the limits placed on them; other times they (re) elaborate spaces given in their own territories to play. It is hoped that the results of the research may contribute to a modification of the utilitarian and developmental character that has hijacked the concept of playfulness. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.