Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36850
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BalancoProducaoRecente.pdf546,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
dc.date.accessioned2020-02-10T13:23:46Z-
dc.date.available2020-02-10T13:23:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Um balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 749-771, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.004. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9203. Acesso em: 29 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36850-
dc.description.abstractO objetivo do artigo, que apresenta resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutoramento, é analisar a historiografia recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná, entre os anos 2000 e 2015. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica em periódicos e em anais de congressos científicos, por meio do qual procura evidenciar, em forma de balanço e estado da arte, os temas privilegiados e apontar, a partir deles, possibilidades para futuras pesquisas. Os resultados identificaram, em setenta e quatro trabalhos analisados, vinte e quatro temas pesquisados, bem como um aumento quantitativo da produção nos últimos cinco anos. A conclusão sugere que o momento presente caracteriza-se por um grande interesse dos historiadores da região pelo seu passado educacional provincial.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015)pt_BR
dc.title.alternativeInstitutionalizationof elementary school in the Province of Paraná (2000-2015)pt_BR
dc.title.alternativeUn informe de la producción reciente de la escuela primaria de la Provincia de Paraná (2000-2015)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEstado da artept_BR
dc.subject.keywordHistoriografiapt_BR
dc.subject.keywordParaná (Estado)pt_BR
dc.rights.licenseDeclaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista). ... Fonte: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions. Acesso em: 09 fev. 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.004pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this paper, which presents partial results of a post-doctorate research, is to analyze the recent historiography about the institutionalization of elementary school in the Province of Paraná in the period between 2000and 2015. The method used was bibliographic review of journals and scientific congress proceedings. This review sought to evidence, as a survey and state of the art, the privileged themes and identify, from them, possibilities for future research. The results identified twenty-four themes researched in seventy-four works analyzed, as well as a quantitative increase in the production in the last five years. The conclusion suggests that the present moment is characterized by the local historians’ great interest in their provincial educational past.pt_BR
dc.description.abstract2El propósito de este artículo, que presenta resultados de una investigación post-doctoral es analizar la historiografía reciente sobre la institucionalización de la escuela primaria en la provincia de Paraná, entre 2000 y 2015. El método utilizado fue la investigación bibliográfica en revistas y actas de congresos científicos, a través del cual pretende dar a conocer en forma de balance y estado del arte, los temas privilegiados y señalar, desde de ellos posibilidades para investigación futura. Los resultados identificaron en setenta y cuatro estudios analizados, veinticuatro tópicos estudiados, así como un aumento cuantitativo de la producciónen los últimos cinco años. La conclusión sugiere que el momento actual se caracteriza por un gran interés para los historiadores de la región por su pasado educativo provincial.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.