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2019_CinthiaCristinaAzevedodePaula.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTeles, Lúcio França-
dc.contributor.authorPaula, Cinthia Cristina Azevedo de-
dc.date.accessioned2020-02-06T20:32:38Z-
dc.date.available2020-02-06T20:32:38Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.date.submitted2019-06-18-
dc.identifier.citationPAULA, Cinthia Cristina Azevedo de. Formação continuada colaborativa docente e o uso das TDICs: estado do conhecimento. 2019. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36831-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é vinculado ao PPGE da Universidade de Brasília, ligada à linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC). A questão inicial refere-se: A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em uma cultura colaborativa docente contribuem para a formação contínua do professor? Adotamos como percurso metodológico o Estado do Conhecimento, buscamos a fundamentação em Vosgerau e Romanovski (2014). Pesquisamos na base de dados BDTD e no Banco de Tese da Capes, dissertações e teses publicadas entre 2014 a 2018. Foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, 16 estudos que compõem o corpus desta pesquisa. Apresentamos o nosso estudo em categorias temáticas: cibercultura, cultura colaborativa docente, formação continuada. Com o objetivo de compreendermos como se configura a sociedade do conhecimento, lançamos mão dos teóricos Castells (1999), Lemos (2013), Kenski (2012), Maffesoli (2003), Mattelart (2006). Para aprofundamento do estudo da Cibercultura, trazemos teóricos com posições diferenciadas (LEMOS, 2013; LÉVY, 1999; RÜDIGER, 2013). A categoria Cultura Colaborativa Docente, a discussão com Lemos (2004), Kenski (2012), Rojo (2013), Valente (2003). A Formação Continuada, trazemos visões de autores com um posicionamento mais crítico, refletindo sobre os saberes docentes e outros que buscam uma formação para o uso pontual da tecnologia, Pimenta (2000), Tardif (2002), Morin (2000), entre outros. Para uma visão macro, documentos da UNESCO e do MEC, que são utilizados para a formação dos professores. Em contrapartida apresentamos teóricos que irão discutir acerca do paradigma vigente, e a construção para um pensamento emancipatório, Duarte (2001), Fullan (2009), Libâneo (2009), Saviani (2013), Silva (2018), Teruya e Moraes (2009). Concluímos que pouco tem se avançado na questão da percepção epistemológica para o uso das tecnologias. A recorrência dos estudos continua em torno de como as TDICs podem melhorar o contexto educacional, não apresentando uma reflexão aprofundada, fomentando discussões de caráter metodológico e pedagógico, para a utilização destas na formação continuada docente. Como assertiva, alguns estudos propõem mudanças da visão do professor com relação ao seu perfil de consumidor das tecnologias, para uma visão mais crítica. Constatamos que os documentos norteadores estão valorizando a racionalidade técnica, a epistemologia positivista da prática e que o centro da formação contínua do professor, bem como estudos acadêmicos e pesquisas seguem este mesmo segmento. Há poucos estudos focados na colaboração entre professores, quanto a promoção do debate, a construção de novas ideias. Constatamos em nosso estudo, que muitas pesquisas têm como objetivo primeiro e final, apenas a instrumentalização do professor para o uso da tecnologia. Defendemos o uso das TDICs em uma cultura colaborativa docente, de forma crítica e consciente, pois acreditamos que esta colaboração auxilia o compartilhamento de ideias, a construção de um diálogo permanente entre professores, visando a transformação e não a reprodução, estes empoderados de seu ofício, podem posicionar-se como agentes de mudança com consciência crítica e emancipatória, a fim de romper com as estruturas educacionais vigentes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação continuada colaborativa docente e o uso das TDICs : estado do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.subject.keywordColaboração docentept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study is linked to the PPGE (Post Graduate Program in Education) of the University of Brasília, linked to the Education, Technologies and Communication (ETEC) line of research. The initial question is: Does the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in a collaborative teaching culture contribute to the teacher's continuing education? We adopted as a methodological course the Knowledge State, we seek the grounds in Vosgerau and Romanovski (2014). We researched the database BDTD and the Bank of Thesis of Capes, dissertations and theses published between 2014 and 2018. Sixteen studies that compose the corpus of this research were selected according to inclusion and exclusion criteria previously established. We present our study in thematic categories: cyber culture, collaborative teaching culture, continuing education. With the objective of understanding how the knowledge society gets set, we use the theorists Castells (1999), Lemos (2013), Kenski (2012), Maffesoli (2003), Mattelart (2006). In order to deepen the study of Cyber culture, we bring theorists with different stances, Lemos (2013), Lévy (1999), Rüdiger (2013). The category Collaborative Teaching Culture, the discussion with Lemos (2004), Kenski (2012), Red (2013), Valente (2003). Continuing Education, we bring visions of authors with a more critical position, reflecting on the knowledge of teachers and others who seek training for the punctual use of technology, Morin (2000), among others. For a macro view, UNESCO and MEC documents, which are used for the training of teachers. In contrast, we present theorists who will discuss the current paradigm, and the construction of an emancipatory thought, Silva (2001), Fullan (2009), Libaneo (2009), Saviani (2013), Silva (2018), Teruya and Moraes (2009). We conclude that little has been advanced in the matter of the epistemological perception for the use of the technologies. The recurrence of the studies continues around how the TDICs can improve the educational context, not presenting an in-depth reflection, fomenting discussions of methodological and pedagogical character, for the use of these in the continued teacher formation. As assertive, some studies propose changes in the teacher's view regarding their consumer profile of technologies, for a more critical view. We find that the guiding documents are valuing the technical rationality, the positivist epistemology of the practice and that the center of the continuous formation of the teacher, as well as academic studies and researches follow this same segment. There are few studies focused on the collaboration between teachers, regarding the promotion of debate, the construction of new ideas. We found in our study that many researches have, as their first and final objective, only the instrumentalization of the teacher for the use of technology. We defend the use of TDICs in a collaborative teaching culture, in a critical and conscious way, because we believe that this collaboration helps the sharing of ideas, the construction of a permanent dialogue between teachers, aiming the transformation not the reproduction, these empowered by their craft , can place themselves as agents of change with a critical and emancipatory consciousness in order to break with the existing educational structures.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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