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Título: Efeitos de estímulos visuais e auditivos sobre o desempenho em uma tarefa de matching de identidade com ajuste do atraso
Autor(es): Albrecht, Charlise
Orientador(es): Hanna, Elenice Seixas
Assunto: Matching-to-sample
Treino de memória
Estímulos sensoriais
Data de publicação: 6-Fev-2020
Referência: ALBRECHT, Charlise. Efeitos de estímulos visuais e auditivos sobre o desempenho em uma tarefa de matching de identidade com ajuste do atraso. 2019. 50 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A tarefa de matching-to-sample com ajuste do atraso (TDMTS) tem sido usada no estudo de discriminações condicionais, com potencial para investigação de processos cognitivos (e.g., memória). Esse estudo investigou os efeitos da modalidade dos estímulos sobre o desempenho em uma tarefa de TDMTS. Doze participantes realizaram quatro condições de matching de identidade, que manipularam a modalidade (Visual e Auditiva) e os conjuntos de estímulos (A e B). Cada condição vigorava por duas sessões de 30 min. Em cada tentativa, o participante selecionava, entre três estímulos de comparação, aquele que era idêntico ao modelo previamente apresentado. O atraso entre a retirada do modelo e a apresentação das comparações aumentou de 0 até 20 s de acordo com o desempenho em blocos de três tentativas. Três acertos aumentavam o atraso em 1 s, um ou mais erros o diminuía em 1 s. Observou-se um melhor desempenho com atrasos mais longos na tarefa com estímulos visuais e na segunda sessão com o mesmo conjunto de estímulos, sendo que esse efeito de história foi superior com estímulos auditivos. Esses resultados foram replicados com conjuntos de estímulos diferentes. O efeito da quantidade de treino sugere que o procedimento pode ser utilizado como treino de memória, especialmente para discriminações com estímulos auditivos.
Abstract: The titrating delayed matching-to-sample task (TDMTS) has been used to study conditional discriminations, thus holding considerable potential for the investigation of cognitive processes (e.g., memory). This study investigated the effects of stimulus modality on one’s performance in a TDMTS task. Twelve participants performed four conditions of identity matching, in which the modality (Visual and Auditory) and stimuli sets (A and B) was manipulated. Each condition lasted for two 30 min sessions. At each trial, the participant selected, among three comparison stimuli, the one that was identical to the sample previously presented. The delay between the sample stimulus withdrawal and the comparison stimuli presentation increased from 0 to 20 s, according to the performance in three-trial blocks. Three correct matches increased the delay by 1 s, whereas one or more incorrect matches decreased it by 1 s. A better performance with longer delays was observed in the visual stimuli task and in the second session of a given set of stimuli. This history effect increased in tasks concerning auditory stimuli. These results were replicated with different sets of stimuli. The effect of the amount of training suggests that the TDMTS can be used as a memory training, especially for discriminations with auditory stimuli.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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