Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36766
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RogérioDiasMoreira.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Implementação de um framework FaaS : funções como serviço
Autor(es): Moreira, Rogério Dias
Orientador(es): Barreto, Priscila América Solis Mendez
Assunto: Funções como serviço (FaaS)
Framework
Partida a frio
Compartilhamento de recursos
Data de publicação: 30-Jan-2020
Referência: MOREIRA, Rogério Dias. Implementação de um framework FaaS: funções como serviço. 2019. xiv, 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho descreve uma proposta de framework para o problema de partida a frio em Funções como Serviço (FaaS). O framework proposto tem como principal objetivo reduzir o tempo de execução. Um protótipo foi implementado e avaliado com cinco cenários experimentais diferentes e comparado com uma plataforma comercial, o FaaS AWS Lambda da Amazon. Os resultados mostram que o framework proposto pode ser considerado uma solução para o problema de partida a frio tendo sua implementação obtido tempos de partida a frio menores que 10 milissegundos. Outro benefício desta proposta foi o aumento no nível de compartilhamento de recursos, sendo que em uma única máquina foi possível executar 30.000 funções de FaaS.
Abstract: This work describes a framework proposal for the cold start problem in Function-as-aservice (FaaS). The proposed framework has the main objective of reducing execution time. A prototype was implemented and evaluated with five different experimental scenarios and compared to a commercial platform, Amazon’s AWS Lambda. The results show that the proposed framework can be considered a solution to the cold start problem and its implementation obtained cold start times of less than 10 milliseconds. Another benefit of this proposal was the increase in the level of resource sharing, and in a single machine it was possible to execute 30,000 FaaS functions.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.