Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36750
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaPaulaCavalcantedeAlbuquerque.pdf815,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Paula Cavalcante de-
dc.date.accessioned2020-01-30T11:29:09Z-
dc.date.available2020-01-30T11:29:09Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.date.submitted2019-06-19-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Ana Paula Cavalcante de. Aprender a aprender tecnopedagogia: autonomia e trilhas de aprendizagem na aula de espanhol. 2019. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36750-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo geral elencar os elementos que devem compor as trilhas de aprendizagem para alunos iniciantes de espanhol em salas de aula com intensa heterogeneidade, considerando-se que as trilhas têm grande potencial para possibilitar aos aprendizes o desenvolvimento da autonomia e consequente aprimoramento dos seus conhecimentos de forma significativa para que possam acompanhar o ritmo da turma em que estão inseridos. Os objetivos específicos foram: identificar, na literatura acadêmica, estudos sobre Objetos de Aprendizagem (OA) e dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na área de ensino de línguas estrangeiras, particularmente no ensino de espanhol como língua estrangeira, componentes de uma trilha de aprendizagem (TA); e identificar o que tais estudos dizem sobre os componentes dessas trilhas que tenham potencial para contribuir diretamente para a autonomia do aluno. Apresentam-se três bases teóricas: o conceito de heterogeneidade (REID ET AL, 1981), situando-o na sala de aula de espanhol como língua estrangeira; o conceito de autonomia (BENSON, 2006), concentrado somente no aprendiz de espanhol; e o amplo conceito da tecnopedagogia (XAVIER, 2014). A metodologia foi de uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios (GIL, 1999) e de capacitação cujo método de coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, que neste estudo teve a função de balizador das propostas de adequação e organização de uma trilha de aprendizagem nas fases de escolarização dos aprendizes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprender a aprender tecnopedagogia : autonomia e trilhas de aprendizagem na aula de espanholpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordRecursos educacionais abertos (REA)pt_BR
dc.subject.keywordTrilha de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEspanhol como língua estrangeira (ELE)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this research was to list the elements that should compose the learning paths for beginning students of Spanish in classrooms with intense heterogeneity, taking into account that such paths have the potential to enable the learners to develop autonomy so that they can improve their knowledge in a significant way and follow the rhythm of the group they are inserted in. The specific objectives were: to identify, in the academic literature, studies on Learning Objects and Open Educational Resources in the area of foreign language teaching, particularly in the teaching of Spanish as a foreign language, components of a learning path ; and to identify what such studies say about the components of these paths that have the potential to contribute directly to the student's autonomy. Three theoretical bases are presented: the concept of heterogeneity (REID ET AL, 1981), situating it in the classroom of Spanish as a foreign language; the concept of autonomy (BENSON, 2006), focused only on the learner of Spanish; and the broad concept of technopedagogy (XAVIER, 2014). The methodology was a qualitative approach, with exploratory and training objectives (GIL, 1999) whose method of collecting data was the bibliographical research, which in this study had the function of providing a basis for the adequacy and organization of a learning path in the apprentices' schooling phases.pt_BR
dc.description.abstract2La investigación tuvo como objetivo general listar los elementos que deben componer las pistas de aprendizaje para alumnos principiantes de español en aulas con intensa heterogeneidad, considerando que las pistas tienen gran potencial para posibilitar a los aprendices el desarrollo de la autonomía y consecuente perfeccionamiento de sus conocimientos de forma significativa para que puedan acompañar el ritmo de la clase en que están insertados. Los objetivos específicos fueron: identificar, en la literatura académica, estudios sobre Objetos de Aprendizaje (OA) y de los Recursos Educativos Abiertos (REA) en el área de enseñanza de lenguas extranjeras, particularmente en la enseñanza de español como lengua extranjera, componentes de una pista de aprendizaje (TA); e identificar lo que tales estudios dicen sobre los componentes de esas pistas que tengan potencial para contribuir directamente a la autonomía del alumno. Se presentan tres bases teóricas: el concepto de heterogeneidad (REID ET AL, 1981), situándolo en el aula de español como lengua extranjera; el concepto de autonomía (BENSON, 2006), concentrado solamente en el aprendiz de español; y el amplio concepto de la tecnopedagogía (XAVIER, 2014). La metodología fue de un abordaje cualitativo, con objetivos exploratorios (GIL,1999) y de capacitación cuyo método de recolección de datos fue la investigación bibliográfica, que en este estudio tuvo la función de indicador de las propuestas de adecuación y organización de una pista de aprendizaje las fases de escolarización de los aprendices.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.