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Título: Fontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834)
Outros títulos: Sources for a history of school material culture in the empire of Brazil in the historical archive of the Chamber of Deputies (1826- 1834)
Autor(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Arquivos
Fontes documentais
Cultura
Século XIX
Data de publicação: 2019
Editora: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba
Referência: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Fontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834). Interfaces da Educação, Paranaíba, v.10, n.28, p.58-76, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3894/3018. Acesso em: 29 jan. 2020.
Resumo: Tomando por objeto de estudo a documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados (Brasília-DF), o artigo tem por objetivo discutir as possibilidades dessa empiria para a história da cultura material escolar no Império, entre os anos de 1826 a 1834. Ancora-se na metodologia da teorização das fontes e nos conceitos de Arquivo e Cultura Material Escolar. As conclusões apontam que da documentação custodiada no arquivo analisado, emerge um duplo testemunho para a escrita de uma história da cultura material escolar no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas em torno do provimento e da produção de condições materiais da escola e da escolarização da infância no país; de outra, sentidos e significados sobre a história da educação no período da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir ser melhor evidenciados pelo estudo da cultura material escolar que ali se vinha produzindo.
Abstract: Based on existing documents on the Historical Archive of the Chamber of Deputies (Brasilia-DF), this article aims to discuss the possibilities of this empiricism for the history of the school material culture in the Empire between the years 1826 and 1834. It is supported by the methodology of theorizing of the sources and in the concepts of Archive and School Material Culture. The conclusions point out that a dual testimony for the writing of a history of the school material culture in the Empire emerges from the documents kept in the analyzed archive: on the one hand the different political attitudes in relation to the provision and production of material conditions of the school and schooling of childhood in the country; on the other hand meanings and senses of the history of education in the period of the centralization of elementary education, not extensively observed until now, but that may be better evidenced by the study of the school material culture that had been produced there.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: (CC BY NC) - Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
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